Prefeitura de Varginha entrega obras de revitalização da Fonte Luminosa


Foi ao som do grupo “Brasileirinho” que a Prefeitura de Varginha, cumprindo mais um compromisso assumido, entregou nesta quarta-feira, 16, as obras de revitalização da Fonte Luminosa da Praça José de Rezende Paiva, que vem para resgatar a história romântica daquele espaço, humanizando o local com um toque de beleza e arte, atraindo assim os olhares de moradores da cidade e de seus visitantes.

E nem a chuva apagou o encanto e a beleza das águas da Fonte que bailaram ao som do chorinho com suas cores enfeitando a noite varginhense.  “É sempre muito bom entregar uma obra concluída para a população de Varginha. Cada uma com sua importância, e mas esta noite sem duvida é muito especial para todos nós que acompanhamos passo a passo a revitalização da Fonte e da Praça que está pronta para receber seus visitantes. Só temos de agradecer a todos que contribuíram para o sucesso desta iniciativa”, disse o Prefeito Antônio Silva, acompanhado da primeira Dama Shirley Cristina Baroni Silva.

Também o vice-prefeito Vérdi Melo falou da importância desta obra para Varginha. “A Fonte, que sempre foi um cartão postal para Varginha, ficou desativada por algum tempo, mas agora, graças ao dinamismo de nossa administração, a vontade  e da certeza de que irá resgatar  as lembranças de tempos passado, irá trazer a paz e a convivência harmoniosa para a Praça, esta sendo entregue totalmente revitalizada, juntamente com a Praça”, destacou.

Revitalização

Iniciadas em agosto do corrente ano, as obras de revitalização da Fonte Luminosa da Praça José de Resende Paiva, contemplaram a instalação de espelho d`água, instalação de conjunto musical e ornamental, equipamento de filtragem d`água, projetores de luz subaquáticos e de jatos frisantes, painel de comando eletroeletrônico e paisagismo.

História

A Fonte Luminosa foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1963, no espaço próximo de onde hoje fica a concha acústica. As águas executavam um bailado, aumentando e diminuindo de intensidade, as cores que eram produzidas por lâmpadas coloridas dentro do lago iam se alternando, tudo acompanhado por música suave. Era programa obrigatório dos pais, na década de 1960, levarem os filhos até local no comecinho das noites de domingo para apreciarem o espetáculo. Em 1995, a Fonte foi transferida para o centro da Praça, tendo sido reinaugurada em 1996.

Participaram da inauguração os secretários Municipais de Meio Ambiente, Joadylson Barra e de Obras, Edson Gabriel Pereira, o chefe do setor de Limpeza Urbana Danuso Bueno, de Relações com a Comunidade, Marcos Batista, pela Secretaria de Saúde, Joracy Gonçalves, o Diretor Superintendente da Fundação Cultural, Francisco Graça de Moura, o diretor da Guarda Civil Municipal  Jair Gabriel,  juntamente com o comandante Gerson Trindade, dentre outras autoridades, além do Coral dos Aposentados de Varginha, acompanhados da Maestrina Joana D'arck,  que em virtude  da Chuva não teve como se apresentar.