Proerd 2015 forma mais de 1100 alunos contra as drogas e a violência


O prefeito de Varginha, Antônio Silva, participou da solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) 2015,  uma iniciativa desenvolvida pela Polícia Militar, destinada a estudantes de 10 a 14 anos das escolas públicas, estaduais e municipais, com o objetivo de orientar quanto aos perigos do envolvimento com as drogas.

A solenidade foi na noite desta quinta-feira, 10, no Ginásio do Varginha Tênis Clube (VTC), onde os 1.197 formandos fizeram o juramento do Proerd, onde com afinco reafirmam o desejo de permanecer longe das drogas e da violência; entoaram o Hino do Proerd; receberam o certificado do programa e ainda participaram do sorteio de bicicletas. Os formandos contaram ainda com a participação do DARE, mascote do Proerd e também do PM amigo legal, que com músicas e danças coreografadas fizeram uma grande festa de encerramento de todo o trabalho realizado.

Além de familiares, participaram da formatura a sargento PM Paula, o sargento PM Darlan, o cabo PM Dalton, o comandante do 24º Batalhão da PM Tenente Coronel Hudson Abner Pinto, representantes das escolas de Varginha onde foram ministradas as aulas do Proerd, diretores e professores, autoridades e demais convidados.


Varginha

O Proerd é desenvolvido em Varginha desde 2001. Mais de 30 mil estudantes foram capacitados com ferramentas que permitam evitar influências negativas sobre drogas, estabelece relações positivas entre jovens e comunidade escolar, estabelece uma linha permanente de comunicação entre o jovem e o Estado, replica informações qualificadas sobre prevenção as drogas e violência e estimula o diálogo permanente.

O comandante do 24º BPM, tenente coronel Hudson afirmou a grande importância do programa é que a formação se dá como um tripé: família, escola e polícia, e que o Proerd é uma parte de contribuição desse universo de conhecimentos emitidos; que as crianças são “terra boa” a receber o que de bom se ensina e a Polícia Militar através do Proerd lança a semente que necessita da continuidade social.

O prefeito Antônio Silva ressaltou ser de extrema importância o Proerd. “Temos que investir na capacitação e formação da nossa juventude, mostrando alternativas benéficas para um futuro promissor, honrado e digno e neste contexto, o trabalho da PM destaca-se junto às nossas crianças que queremos longe das drogas e da violência”, concluiu Antônio Silva.