Abertura de festividades natalinas no Largo da Matriz será no dia 15/12, às 20h

- Resgate social, humano e cultural do Antigo Largo da Matriz -


A partir do próximo dia 15 de dezembro, às 20h, a Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural de Varginha e do CDCA - Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, a Associação Comercial de Varginha e o Sebrae realizam a ocupação do espaço urbano da Praça Governador Benedito Valadares com todo o encanto e magia das festividades natalinas. O evento de abertura contará com a apresentação do Coral dos Aposentados e do Coral Sopro Divino com uma cantata de Natal.

Na própria Praça Governador Benedito Valadares, O CDCA a ACIV e o SEBRAE firmaram uma parceria para a criação da Cidade Natalina, um projeto arquitetônico criado pela arquiteta Ramsine Kézia, com vários espaços para contação de histórias das etapas da vinda do Messias. O funcionamento será a partir do dia 16 de dezembro, das 17h às 22h e irá até o dia 23 de dezembro.

Já a Fundação Cultural de Varginha está preparando mais uma edição da Feira Natalina de Economia Criativa, que ocorrerá no período de 16 a 23 de dezembro. A expectativa é que o evento conte com a participação de cerca de 25 artesãos filiados às diversas associações locais atuantes no setor; 10 artesãos ligados às entidades assistenciais e filantrópicas e 25 artesãos autônomos, perfazendo um total de 60 expositores, ocupando a Casa da Cultura e ainda o 3º andar da loja Detagli.

A Sala Multiuso e os Jardins Engalanados da Casa da Cultura receberão o Núcleo I da 2ª Feira Natalina de Economia Criativa, composto pelas associações de artesãos. Já no 3º andar do Espaço Cultural Detagli, sobre a loja de móveis e decoração, em frente à Casa da Cultura, estarão concentrados os artesãos do Gruparte – Grupo Solidário de Produção Artesanal, composto por artesãos autônomos, que atuam sob os princípios da economia solidária, formando o Núcleo II da Feira.

A Galeria de Artes da Casa da Cultura abrigará inda uma exposição de Presépios e Oratórios, com a participação de conceituados construtores e expositores desta vertente da arte sacra.

De acordo com o diretor superintendente da Fundação Cultural de Varginha, Prof. Francisco Graça de Moura: “A Fundação Cultural está investindo para que o cenário do entorno do Largo da Matriz se transforme num belo complexo natalino com a colocação de um pórtico com 18 refletores multicoloridos de largo alcance, que iluminarão feericamente todo o espaço; instalação de 02 telões projetando os eventos, 03 banners de 9x1,5m com as indicações de cada atração e ainda um tablado em frente à Casa da Cultura, para as apresentações dos corais com canções natalinas.”