Revitalização da Fonte Luminosa da Praça José de Resende Paiva (Inauguração dia 16/12)

A Prefeitura de Varginha vai inaugurar na quarta-feira, 16 de dezembro, as obras de revitalização da Fonte Luminosa da Praça Dr. José de Rezende Paiva, resgatando assim a história dos tempos em que embalava os sonhos dos casais de namorados, encantava crianças e a todos que passeavam a pé nas noites de domingo na parte alta da Avenida.

Para marcar o clima festivo da entrega de mais um compromisso assumido pela administração municipal, foi convidado o Grupo Brasileirinhos, que se apresentou durante o evento de inauguração do Corredor Cultural, tendo sido aclamado pelo público. Na programação o grupo vai tocar o melhor do cancioneiro popular brasileiro e arranjos especiais das canções natalinas. O grupo, que surgiu após um evento realizado no Conservatório Estadual de Música de Varginha, no dia 23 de abril do ano passado, quando se comemora o “Dia Nacional do Choro”, faz uma homenagem ao choro mais conhecido: “Brasileirinho” de Waldir Azevedo.

Revitalização

Iniciadas em agosto do corrente ano, as obras de revitalização da Fonte Luminosa da Praça José de Resende Paiva, contemplaram a instalação de espelho d'água, instalação de conjunto musical e ornamental, equipamento de filtragem d'água, projetores de luz subaquáticos e de jatos frisantes, painel de comando eletroeletrônico e paisagismo.

História

A Fonte Luminosa foi inaugurada no dia 22 de dezembro de 1963, no espaço próximo de onde hoje fica a concha acústica. As águas executavam um bailado, aumentando e diminuindo de intensidade, as cores que eram produzidas por lâmpadas coloridas dentro do lago iam se alternando, tudo acompanhado por música suave. Era programa obrigatório dos pais, na década de 1960, levarem os filhos até local no comecinho das noites de domingo para apreciarem o espetáculo. Em 1995, a Fonte foi transferida para o centro da Praça, tendo sido reinaugurada em 1996.

A reativação da Fonte é um compromisso do Prefeito Antônio Silva, como forma de resgatar a história romântica da Praça, humanizando o local com um toque de beleza e arte, atraindo assim os olhares de moradores da cidade e de seus visitantes.