SEHAD realiza Estruturação do Centro de Convivência do Idoso – CCI de Varginha


Nos dias 09, 10 e 11 de dezembro o Centro de Convivência do Idoso – CCI de Varginha esteve paralisado para realização de um processo de estruturação coordenado pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social – SEHAD, através das coordenações do Setor de Vigilância Socioassistencial e da Proteção Social Básica.

Durante os três dias aconteceram atividades de capacitação da equipe do CCI e dos Centros de Referência da Assistência Social – CRAS referenciados ao mesmo, organização e reestruturação do espaço físico, além da definição de mudanças na dinâmica de funcionamento do serviço.

De acordo com as coordenadoras Thais Mendes Pereira do Setor de Vigilância Socioassistencial e Maria Efigênia Neves de Souza da Proteção Social Básica: O CCI em Varginha oferta o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos – SCFVI e desde sua implantação já apresenta muitos avanços com relação ao atendimento ao público alvo. No entanto, para continuarmos avançando na construção e consolidação dessa política de atendimento identificou-se a necessidade da criação de uma proposta de estruturação do serviço, tal proposta tem como intuito principal identificar a oferta, levantar as demandas e propor novos direcionamentos para adequação do serviço de acordo com as necessidades apresentadas e normativas legais. Principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento de um serviço que contribua para a boa qualidade de vida das pessoas idosas e de suas famílias, tendo como foco o processo de envelhecimento ativo e saudável, o desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários e a prevenção dos riscos sociais. Ressaltam ainda que todo esse trabalho é desenvolvido em conjunto com os Centros de Referência da Assistência Social – CRAS.

A capacitação contou com o apoio do Lar São Vicente de Paulo, através de palestra ministrada pela psicóloga Daniela Chagas e também com um momento destinado a fala do Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, José Manoel Magalhães Ferreira que apontou que a proposta é que a unidade do CCI se torne uma referência para o trabalho realizado com idosos em todo município, e também que esta unidade seja disseminadora da Política do Idoso.

Acredita-se que a proposta de reestruturação do CCI é uma maneira de contribuir para a redução das ocorrências de situações de isolamento, vulnerabilidade e risco sociais, seu agravamento ou reincidência; bem como para a ampliação do acesso aos direitos socioassistenciais pelos usuários do serviço e melhoria da estrutura de funcionamento do mesmo.