Prefeitura de Varginha abre mais 1.300 vagas para a Educação Infantil na Rede Municipal


Cumprindo mais um compromisso assumido com a população, a Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Educação, abriu este ano de 2016, de 1º de janeiro até a presente data, mais 1.300 vagas na Educação Infantil. Hoje, 1.175 crianças com idade de 0 a 3 anos e 1.888 crianças com idade de 4 e 5 anos  estão matriculadas nos Cemeis - Centros de Educação Infantil da cidade. Porém, a secretaria de Educação irá trabalhar com a capacidade máxima para atender o total de 3.324 crianças na Educação Infantil. Para isso as vagas estão sendo oferecidas aos pais que fizeram o cadastro.

“Zeramos a fila de espera de crianças de 4 e 5 anos, que por força da Lei devem estar obrigatoriamente matriculadas em uma escola e pedimos aos pais ou responsáveis, que ainda não procuraram uma escola para seus filhos com idade entre 4 e 5 anos, que compareçam na Sede da Secretaria de Educação”, explicou a secretária Rosana Aparecida Carvalho.

Segundo ela, hoje, 6.677 alunos estão matriculados no Ensino Fundamental oferecido pelas escolas da Rede Municipal de Educação, onde recebem ensino de qualidade, através de profissionais capacitados e atualizados e onde recebem merenda escolar balanceada, sob a supervisão de nutricionistas com cardápio variado.

Com relação à demanda de vagas para crianças de 0 a 3 anos de idade, Rosana explica que a grande dificuldade é que cada sala comporta de 06 a 08 berços, com mais profissionais para os cuidados necessários. Com a abertura das novas Cemeis, que estão em construção, ela acredita que conseguirá reduzir muito a demanda. Rosana conta que o Plano Nacional de Educação determina que até o ano de 2024, 50% das crianças de 0 a 3 anos de idade da cidade devem estar matriculadas em um Cemei. “Estamos adiantados, porque até o final deste ano, atingiremos uma meta que deveria ser cumprida para os próximos 10 anos”, salientou.