Prefeitura de Varginha promove encontro anual de confraternização das Folias de Reis


A Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural do Município, realizará no dia 17 de janeiro, próximo domingo, a partir das 14h, no Corredor Cultural de Varginha, na antiga Estação ferroviária, o Encontro Anual de Confraternização das Folias de Reis, tendo como anfitrião o prefeito Antônio Silva.

Um Missa solene na Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, celebrada pelo Pároco Padre Rafael às 14h, marcará o início da programação. Logo  após a Missa, acontecerá o Cortejo das Folias de Reis até o Corredor Cultural, onde, das 15h às 20h haverá apresentação das Companhias/Folias de Reis na Tenda Palco, seguindo a sequência estabelecida através de sorteio. Nos intervalos  das apresentações serão entregues os prêmios aos três primeiros colocados no Concurso de Presépios e Oratórios realizado pela Fundação Cultural.

As políticas públicas de cultura, no âmbito estadual e municipal, devem ter como referência básica o Plano Nacional de Cultura (PNC), fruto de lei federal formatada e elaborada a partir das diretrizes e prioridades estabelecidas a partir das conclusões emanadas das Conferências Municipais e Estaduais de Cultura.

A Fundação Cultural de Varginha, que aderiu ao Sistema Nacional de Cultura (SNC) e, como gestora da política pública municipal de cultura, adota, insere e contextualiza no seu Plano Anual de Ação Cultural – Estratégico e Participativo as Metas Prioritárias e os Fundamentos do Plano Nacional de Cultura (PNC), entre os quais se destaca a defesa, a preservação, o velamento e o resgate do Patrimônio Cultural Imaterial (Intangível) do Município e, no caso presente, é inegável e inquestionável que as Companhias/Folias de Reis se destacam no universo do Patrimônio Cultural de Varginha.

Ao pesquisar, localizar, identificar, agregar, instrumentalizar e cadastrar as 18 Companhias/Folias de Reis no Sistema Municipal de Cultura, no registro oficial de integrantes do patrimônio imaterial do CODEPAC – Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural de Varginha, a Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural, incluiu no seu orçamento os recursos financeiros pertinentes e concedeu às Folias de Reis o apoio financeiro que lhes possibilitasse desfilar e exibir nas ruas e nos lares os seus cantos, ritos e tradições seculares no período de 10/12/2015 a 06/01/2016, resgatando toda magia e encanto deste período que celebra a vinda do Messias e a adoração dos Reis Magos.

“Desta forma, a Prefeitura de Varginha, através da Fundação Cultural do Município cumpriu com profissionalismo e probidade, um dos objetivos da instituição e um dos fundamentos da política pública municipal de cultura”, declarou o Diretor Superintendente Francisco Graça de Moura.

SEQUÊNCIA DA APRESENTAÇÃO

1 – Nossa Senhora do Rosário

2 – São Jorge

3 – Família Assis

4 – São Marcos

5 – São Joaquim

6 – Nossa Senhora da Guia

7 – Imaculada Mãe dos Anjos

8 – Senhor Vítor Paulo e Amigos

9 – São João Batista

10 – São José

11 – São Lázaro

12 – Estrela Brilhante

13 – Cardoso e Amigos

14 – Sagrada Família

15 – Lenço Preto

16 – São Benedito

17 – Rei dos Reis

18 – Nossa Senhora do Carmo