Prefeitura de Varginha retoma com atividades físicas nas Academias de Rua da Cidade

“A hora é agora”, diz professor das aulas 
de atividades físicas nas Academias de Rua.


As aulas de atividades físicas começaram nesta semana em três Academias de Rua de Varginha: no bairro Santa Maria (segunda, quarta e sexta-feira, às 7h); na Vila Floresta (terça e quinta, às 7h) e na Vila Paiva (segunda, terça, quarta e quinta, às 18h e às 19h). Nas demais academias de rua da cidade, as aulas estão previstas para ter início no próximo dia 25.

A programação é variada, incluindo aula funcional, ginástica localizada, zumba e crossfit (treinamento que busca desenvolver e melhorar todas as capacidades físicas como resistência cardiovascular (respiratória), resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade).

“Temos completa estrutura e levamos materiais quando necessários como colchonetes”, explica o professor Flávio Pontes. Ele conta que as academias de rua são uma tendência, chegaram em Varginha já há alguns anos, mas agora, há um diferencial que as aulas são comandadas por profissionais formados e especializados. “As Academias de Rua em Varginha não são só os aparelhos; a Prefeitura fornece tudo, professores e materiais, totalmente de graça para a população sair do sedentarismo e buscar mais qualidade de vida e saúde ao ar livre em diversas regiões da cidade”, diz. Em média, cerca de 30 pessoas por academia tem sido assíduas às aulas, mas esse número deve aumentar porque tem um público que prefere fazer as atividades físicas junto à natureza com liberdade para sair caminhando.

Outro diferencial é a conversa que os “alunos” mantém com os professores. “Na quarta-feira, um pedreiro chegou e disse que não precisava fazer atividades físicas; eu disse que precisa sim, pois atividade física é diferente do trabalho dele e ainda permite aliviar o estresse, o nervosismo e ganhar um condicionamento apropriado”, conta. O professor faz o convite: “a hora é agora de cuidar de você, da saúde; e já estamos tendo ótimos resultados como emagrecimento, melhoria na qualidade de vida e acabando com muita ansiedade”.

As aulas são criativas e tem atraído cada vez mais gente. Esse é o caso da Vila Paiva, região tradicional de atividades físicas na cidade. Principalmente a aula das 19h tem tido bastante participação. “A primeira aula desse ano, foi na quarta-feira(12) e ficou lotada”, ressalta Flávio. A chuva tem atrapalhado um pouco a programação nesse início do ano, mas quando há estiagem, as aulas ocorrem.

O prefeito Antônio Silva é defensor das atividades físicas e por isso, ampliou o número das Academias de Rua e incentivou a descentralização da Secretaria de Esporte com núcleos de diversos esportes em diferentes locais.

A Prefeitura mantém Academias de Rua nos seguintes bairros: Sion, Centenário, Santana, Rio Verde, Santa Maria, Vila Floresta, Vila Paiva, Parque Novo Horizonte, Imaculada, Fátima I, Fátima II, Eldorado, Jardim Estrela, Jardim Áurea e Pinheiros.

Semana toda

Além das aulas de atividades físicas de segunda à sexta nas Academias de Rua, a Prefeitura de Varginha, através da Secretaria de Esporte (SEMEL), também realiza outros eventos esportivos nos finais de semana como o Dia do Exercício, geralmente em um sábado de cada mês e as Caminhadas que já terão início no próximo dia 30, saindo da Praça do Santa Maria rumo à Fazenda das Posses, um percurso de 15km.