Cerca de 9 mil alunos voltam às aulas na Rede Municipal de Ensino de Varginha

Expectativas para 2016 são as melhores possíveis, 
segundo a Secretaria de Educação Rosana Aparecida Carvalho.

Na volta às aulas nesta segunda-feira, 01 de fevereiro, cerca de 9 mil alunos foram recebidos na Escolas de Educação Infantil, Cemeis  e EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Rede Municipal de Ensino de Varginha. Somando-se aos 1.175 crianças de 0 a 3 anos de idade, que retornaram as aulas no dia 21 de janeiro, mais de 10 mil alunos dos Cemeis (de 0 a 3 e de 4 e 5), das Escola de Educação Infantil (que atendem do 1º ao 9º ano) e do EJA – Educação de Jovens e Adultos (que atende a alfabetização, com aulas presenciais e do 6º ao 9º anos com aulas semi presenciais),  serão atendidas pela Prefeitura em 2016.

De acordo com a Rosana Aparecida Carvalho, Secretária Municipal de Educação, até a presente data foi possível abrir mais de 1.300 vagas na Educação Infantil e Cemeis, lembrando que a partir desse ano é obrigatório o ingresso das crianças de 4 anos na escola. “Pelo segundo ano consecutivo, foi possível atender todas as crianças de 4 e 5 anos, cujas famílias procuraram por vagas na Rede Municipal. Mas aquelas famílias que ainda não cadastram seus filhos devem procurar pela Seduc com urgência”, destacou.

As expectativas são ótimas, segundo a Secretária. Ela conta que será dada a continuidade a programas de sucesso, a exemplo da parceria com a UFLA – Universidade Federal de Lavras (Projeto de Tecnologia), o Programa Interação Escola-Família, que busca trazer a comunidade para as escoas, o Programa Escola Leitora que se inicia desde o berçário e o projeto Marina Prado, um incentivo aos professores e equipes gestoras, através da premiação das melhores iniciativas no ano de 2016. Tudo isso mais a inauguração de novas unidades para a Educação Infantil, e da nova sede da Escola Antônio de Pádua Amâncio, no bairro de Fátima.

“A Secretaria Municipal de Educação também passará a funcionar em um novo prédio, que está sendo reestruturado para atender melhor toda a população de Varginha. Ano a ano, a gestão vem inovando e realizando os investimentos no que realmente é necessário e naquilo que é demandado pelas unidades educacionais municipais”, destacou a Secretária.