Merenda Escolar nas Escolas Municipais passa por reestruturação

Município  continua ofertando merenda de qualidade, com cardápios 
variados e acompanhamento de uma equipe de nutricionistas.


Diante da atual situação econômica em que se encontra o país e por consequência os municípios que precisam reorganizar suas estruturas para superar a grande queda de arrecadação, a merenda das escolas municipais foi reorganizada, porém, atendendo sempre a legislação vigente que trata do assunto.

A resolução nº 26 de 17/06/13, em seu Art. 14, prevê que em seu parágrafo 2º que os cardápios deverão ser planejados para atender, em média, às necessidades nutricionais estabelecidas na forma do disposto no Anexo III desta Resolução, de modo a suprir:

  • I – no mínimo 30% das necessidades nutricionais, distribuídas em, no mínimo, duas refeições para as creches em período parcial;
  • II – no mínimo 70% das necessidades nutricionais, distribuídas em, no mínimo, três refeições para as creches em período integral, inclusive as localizadas em comunidades indígenas ou áreas remanescentes de quilombos;
  • IV – no mínimo 20% das necessidades nutricionais diárias quando ofertada uma refeição, para os demais alunos matriculados na educação básica, em período parcial;
  • VI – no mínimo 70% das necessidades nutricionais, distribuídas em, no mínimo, três refeições, para os alunos participantes do Programa Mais Educação e para os matriculados em escolas de tempo integral.

“O município de Varginha continua privilegiado, pois ofertamos uma merenda de qualidade, com cardápios variados e acompanhamento de uma equipe de nutricionistas”, justificou Rosana Aparecida Carvalho, Secretaria Municipal de Educação.

Segundo ela, nas Creches não houve alteração na merenda. “Somente foi suprido o café da entrada nas demais escolas para adequarmos a nova realidade financeira do município e já planejando o grande aumento de alunos na Educação Infantil para esse ano de 2016. Ainda assim, é oferecido a essas crianças de tempo parcial, um almoço variado, sempre com uma sobremesa diferente, o que atende perfeitamente o que preconiza a legislação”, esclareceu.