Prefeitura de Varginha vai oferecer aulas de Pilates gratuitas para população

Interessados devem procurar pela Semel para se inscreverem.


A partir do dia 15 de fevereiro, a Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, passará a oferecer mais uma atividade para a população, gratuitamente. Trata-se da aula de Pilates, que será ministrada pela professora Natália Rodrigues, às segundas e sextas-feiras, das 13h30 às 14h20, na Semel. As inscrições serão feitas na sede da Semel. Informações pelo 3690-2163.

O Pilates é um método de controle muscular desenvolvido por Joseph Pilates na década de 1920.  A maioria dos exercícios é executada com a pessoa deitada. É atualmente uma técnica reconhecida para tratamento e prevenção de problemas na coluna vertebral. É um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo trazendo equilíbrio muscular e mental. O Pilates trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao aluno uma movimentação mais espontânea e consciente; o centro de força, a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.

A técnica prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiência qualquer movimento desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. Os benefícios desta prática são alongar, tonificar e definir a musculatura sem exageros, melhorar a postura;  prevenir lesões;  aumentar a coordenação e o equilíbrio e  melhorar a mobilidade e agilidade.