Projeto Bairro-Escola fortalece a interface Cultura, Educação e Esporte


Nucleado na PEC (Praça dos Esportes e da Cultura) do Jardim Estrela, com abrangência nos bairros Jardim Estrela – Núcleo de Polarização e Irradiação – Corcetti, Montserrat, Parque Rinaldi e Jardim Áurea, o Projeto BAIRRO ESCOLA é uma experiência de EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA, que confere um novo significado ao processo educacional, que passa a ter um sentido muito mais profundo para a vida das pessoas e uma ligação mais estreita com o seu cotidiano.

Integrante do PLANO DE AÇÃO CULTURAL 2016 da Fundação Cultural de Varginha, o Projeto tem por objetivo fundamental integrar as ações da própria Fundação Cultural, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Esportes e da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, que passarão a interagir em um processo de transversalidade, que resulte efetivamente em um processo de EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA pela confluência entre os conhecimentos acadêmicos e os saberes populares – o saber novo – que leve em conta o repertório cultural de cada pessoa e o Educador Comunitário seja percebido como um grande mobilizador de potencialidades e oportunidades.

A PEC do Jardim Estrela, onde o projeto será nucleado, como espaço de polarização e irradiação do processo, será uma verdadeira escola sem muros, aberta à comunidade. As associações culturais, os conselhos comunitários, as escolas, as empresas praticantes da responsabilidade social, as associações esportivas e as organizações sociais atuantes nas comunidades abrangidas pela ação do Projeto serão participantes e protagonistas do processo.

O Educador Comunitário – que tanto pode ser uma liderança qualificada de comunidade como pode ser um profissional da educação e da cultura – é o construtor e animador da rede de relações formada por parceiros de múltiplos setores, cujo contexto favoreça a construção de parceiros sólidos baseados na participação e democratização dos processos decisórios.

A atuação efetiva e conjunta dessas parcerias poderá transformar todo um bairro em um ambiente educativo, no qual os cidadãos aprendam toda hora e em todo lugar. Os processos e projetos pedagógicos passam a fazer parte da rotina de todos os envolvidos. A interface educação/cultura será a grande propulsora desse processo de transformar o Jardim Estrela em BAIRRO ESCOLA; projeto este que será implementado a partir do mês de julho de 2016.