Alterar o tamanho da letra

1 de fevereiro de 2016

Samu completa 1 ano de operação em Varginha

Serviço fez mais de 50 mil atendimentos durante o ano de 2015.
A partir de março, helicóptero estará à disposição para resgates.


O Samu Regional, que atende a 152 municípios do Sul de Minas, completou 1 ano de operação neste domingo (31). Durante este primeiro ano de funcionamento, o serviço atendeu cerca de 430 mil ligações de usuários e mais de 50 mil atendimentos. Segundo o órgão, 87% desses atendimentos foram feitos em unidades de suporte básico e 12% foram feitos em UTI´s móveis.

Segundo o Ministério da Saúde, o Samu Regional no Sul de Minas é o maior em extensão do Brasil em números de municípios. Com sede em Varginha (MG), atualmente o serviço conta com 34 bases descentralizadas e 43 ambulâncias.

Segundo o diretor clínico do Samu, José Fábio Capozzi, os casos clínicos são os mais comuns na rotina do serviço.

"Os casos clínicos giram em torno de 65%. Dentre eles, os principais estão os acidentes vasculares encefálicos, os derrames cerebrais, as paradas cardiorrespiratórias e os infartos também. Vinte e cinco porcento são casos traumáticos, principalmente acidentes automobilísticos, que acontecem tanto nas cidades, quanto nas rodovias. Outro número que chama a atenção é que o Samu já conseguiu realizar mais de 2,3 mil partos, tanto presencial quanto através da regulação pelo telefone", disse o o diretor clínica.

"Um dado importante é que começamos com 25% de trotes e esse número já reduziu para 20%. O Samu tem trabalhado com o projeto 'Samuzinho', que vai até as escolas conscientizar desde a menor, a população para que isso não ocorra em números tão relevantes assim", disse Capozzi.

Helicótero irá reforçar serviço

Nos próximos meses, o Samu deverá receber um reforço importante. A partir de agora, o serviço terá um helicóptero à disposição para atender os municípios do Sul de Minas.

"Essa aeronave deve estar à disposição para atender todo o Sul de Minas, aqui em Varginha, no final de março, começo de abril. O helicóptero é uma UTI móvel com um tempo de resposta menor do que um automóvel na rodovia. Aqueles casos mais graves, que precisem de um tempo menor de socorro, vai ser deslocado o helicóptero", disse Jovane Ernesto Constantine, secretário-executivo do consórcio.






Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil.
Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito e link ao Jornal Varginha Hoje

 
© 2010/2015 - Jornal Varginha Hoje - (Jornal Impresso, Digitalizado e On-line - Varginha MG Região). Tecnologia do Blogger.
xxxx