CREAS participa de simpósio sobre os desafios da sócio educação


A equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), integrante da Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SEHAD) de Varginha, participou em 18 de março, em Belo Horizonte, do Simpósio Desafios da socioeducação: responsabilização e integração social de adolescentes autores de atos infracionais.

O evento foi uma iniciativa do Fórum Permanente do Sistema de Atendimento Socioeducativo de Belo Horizonte, em parceria com Ministério Público de Minas Gerais e contou com a presença de expoentes na área da Socioeducação, como Doutor Lucas Rolla (Promotor de Justiça), Doutora Larissa Rodrigues Amaral (Promotora de Justiça), Doutora Valéria Rodrigues (Juíza Titular da Vara Infracional), Dr. José Henrique Maia (Defensor Público), Luzia Ferreira (Secretária Municipal de Políticas Sociais) e Fernando Alves (Diretor Executivo da Rede Cidadã).

Na sua apresentação o professor Luiz Eduardo Soares, coautor da obra Elite da Tropa, obra que embasou o filme, enfatizou que a Adolescência da Punição está inserida na grave problemática do sistema carcerário brasileiro, um dos mais perversos do mundo, ponderando que esse sistema saturado não possui vagas disponíveis para receber novos presos, menos ainda está preparado para receber adolescentes infratores.

Palestrante da segunda etapa do simpósio, o professor Afonso Armando Konzen, também membro da Comissão Especial de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul, defende o investimento na inclusão educacional como a medida mais eficaz para a recuperação e reinserção do adolescente em conflito com a lei. “A saída não está na punição. O encarceramento de adolescentes não é a solução para o problema e não trará a pacificação das relações sociais”, defende.

Também estiveram presentes nas discussões Esther Arantes (Professora do Departamento de Psicologia da PUC-Rio), Maria Cristina Gonçalves Vicentini (Professora do Programa de Pós Graduação em Psicologia Social da PUC-SP, Claudio Augusto Vieira (Coordenador Executivo do SINASE) e Márcia Cristina Alves (Pedagoga).

A equipe do CREAS ressalta a importância de ter participado do referido evento, tendo em vista sua importância para o aprimoramento técnico e executivo da mesma. Além de ter possibilitado, ainda mais a aproximação com importantes personalidades que atuam nesta área, e que vislumbram a eficácia e ampliação das Medidas Socioeducativas.