Criação de 37 novos cursos no IFSULDEMINAS impulsiona a geração de 5.100 vagas até 2019

Em 2015 e início de 2016, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS) recebeu 3.700 estudantes nos 37 novos cursos de nível técnico, superior e de pós-graduação criados pela instituição. De acordo com a Pró-Reitoria de Ensino, a previsão é de que somente estes novos cursos gerem mais de 5.100 vagas até 2019.

De acordo com pró-reitor de Ensino, o professor Carlos Alberto Machado Carvalho, o IFSULDEMINAS seguirá a ampliação de sua grade de cursos. “Mais 3 cursos estão em processo de criação, sendo 2 de nível técnico e uma graduação, o que deverá aumentar ainda mais a oferta de vagas neste ano de 2016”.

Os últimos cursos criados pela instituição contemplam 1 Stricto sensu, o Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos, 5 cursos de pós-graduação Lato sensu, 13 graduações, 2 especializações técnicas, 6 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 9 cursos técnicos subsequentes, dos quais 4 são presenciais e 5 na modalidade a distância.

Para o reitor, o professor Marcelo Bregagnoli, a criação de novos cursos e consequente ampliação de vagas faz parte de um esforço contínuo para o crescimento do IFSULDEMINAS. “Além dos novos cursos, temos a oferta de vagas nos cursos que já consagramos. Ao todo, foram mais de 7.600 alunos aprovados nos processos de seleção de 2015: Vestibular, SiSU, Pós-graduação e Ensino a Distância (EaD)”.

Para a estudante Jady Sousa Nogueira Castro, ingressante do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, curso recém-criado no Campus Avançado Carmo de Minas, as expectativas são grandes, “espero ter um excelente aprendizado, sair qualificada para a carreira profissional e obter crescimento pessoal. Espero, também que o campus forme cada vez mais cidadãos capacitados em toda nossa região, que estava carente de cursos profissionalizantes de qualidade. Acredito que a região está de braços abertos para receber tudo o que o IFSULDEMINAS tem a oferecer.”

A nutricionista do município de Perdões, Bruna Teodoro Barbosa, estudante do Mestrado Profissional em Ciência e Tecnologia de Alimentos realizado no Campus Machado, comentou a importância da oportunidade em sua carreira. “O curso me auxiliará profissionalmente, subsidiando minhas atividades como nutricionista em Perdões”.

O engenheiro de produção, Felipe Teixeira Carvalho, ingressou no curso de Logística da modalidade de ensino a distância. Para o engenheiro, que atua no município de Guaranésia, a formação será um complemento à rotina profissional. “O curso vai agregar conhecimento ao trabalho que já executo na área de produção, envolvendo o aprimoramento de um dos setores com o maior custo na empresa”.

Como funciona a criação de cursos no IFSULDEMINAS

O IFULDEMINAS prioriza o atendimento às demandas de cada microrregião onde possui campus. Dessa forma, capacita pessoas e estabelece parcerias que geram oportunidades e mobilizam os arranjos produtivos locais. A ideia é formar não só profissionais, mas cidadãos que possam contribuir com o desenvolvimento da região.

Os cursos são criados de acordo com a demanda da sociedade e dentro dos eixos tecnológicos de cada campus. As propostas surgem nos campi do IFSULDEMINAS, em construção coletiva com a comunidade acadêmica, envolvendo a gestão local, diretorias, coordenadorias, Núcleo Docente Estruturante (NDE), colegiados de cursos, demais docentes e outros profissionais ligados às áreas pedagógicas e administrativas, além da análise do Colegiado Acadêmico do Campus.

A política de criação e oferta de novos cursos é coordenada pela Pró-reitoria de Ensino e estabelece os trâmites das novas propostas submetidas às câmaras e colegiados institucionais, sempre considerando as resoluções do Conselho Superior, que analisa e aprova a criação do novo curso.

Conheça a instituição:

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) é uma instituição pública de ensino que oferta cursos na modalidade presencial e a distância desde o ensino técnico, cursos superiores e pós-graduação. A atuação abrange todo o Sul de Minas, por meio de unidades localizadas nas cidades de Inconfidentes, Machado, Muzambinho, Passos, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Três Corações e Carmo de Minas, além de mais de 40 polos de rede nas cidades onde o instituto não possui sede própria.

Para ingressar em nível técnico e superior é necessário prestar a prova do vestibular, realizada duas vezes ao ano. Para os cursos superiores, a seleção também é feita por meio do SiSU. As vagas de pós-graduação são disponibilizadas por meio de edital específico publicado nos sites dos campi, assim como nos cursos do Pronatec e de Formação Inicial Continuada (FIC), cuja seleção acontece ao longo do ano, de acordo com a disponibilidade de vagas.