Diretrizes para eventos culturais no ano de 2016

Fundação Cultural de Varginha realizara reunião para 
definição de diretrizes para eventos culturais no ano de 2016.


Ocorreu ontem, dia 16/03, na Casa da Cultura, uma grande reunião promovida pela Fundação Cultural de Varginha, com o objetivo de discutir detalhes e formular diretrizes para a realização da 3ª Feira de Economia Criativa, da 2ª FLIV – Feira Literária de Varginha, do 1º Encontro Brasileiro de Capoeirismo e da Semana do Café. Estiveram presentes, além da equipe da Fundação Cultural de Varginha, os representantes das associações de artesãos AMINARTE, ASSOARTE, AAPV, APAC, Associação Artistica Janet Finatti e Associação de Economia Criativa de Varginha; o Chef Ramon Damasceno, titular do Programa “Tá Pronto Gourmet”, que coordenará a área de culinária criativa de todos os eventos da Fundação Cultural no ano de 2016; os mestres cervejeiros Felipe Vilela e Bruno Araújo, do Hasta La Beer; Apoliano de Jesus Rios e Osvaldo Henrique Mendonça Teófilo do movimento capoeirista; Claudinéia Botelho e Flaviane Dias do Sindvar; Beatriz Maria, do SEBRAE; Rafael Gomes, da EPTV; Marcos Batista, coordenador de relações com a comunidade, da Prefeitura; Daniel Janini, da GTA Multimídia e Mariana Zonta, do Via Café Garden Shopping.

Durante a reunião, o diretor superintendente da Fundação Cultural de Varginha apresentou as ações a serem realizadas no ano, com destaque para a Feira de Economia Criativa no mês de maio. A Feira, pela sua extraordinária dimensão, ocupará todo o espaço do Corredor Cultural, onde serão instaladas as tendas para abrigar os expositores, um espaço de cozinha criativa, comandado pelo chef Ramon Damasceno, o “Santuário das Bebidas Artesanais e Espirituosas”, com enfoque nas cervejas artesanais, além de um palco onde acontecerão, diariamente, das 18h às 22 horas, as apresentações musicais. Para essa edição será utilizado como modelo estrutural a mais antiga e tradicional Feira de Artesanato do interior de Minas - a Feira Mineira de Artesanato de São João Del Rei.

No encontro, o Prof. Francisco falou também sobre a 2ª Feira Literária em junho, o Festival de Capoeira em julho e ainda sobre a parceria com o Sindvar na realização da Semana do Café, no mês de maio. Além disso, o Superintendente alegrou a todos quando contou da mais nova parceria entre a Fundação Cultural e o Via Café Garden Shopping, que possibilitará que alguns eventos organizados pela Fundação realizem edições especiais no novo shopping e sobre a disponibilização, pela administração do shopping, de um espaço para exposição permanente dos mais variados trabalhos dos artistas plásticos e artesãos cadastrados no Sistema Municipal de Cultura, que expõem nas Feiras de Economia Criativa do município.