INSS disponibiliza Demonstrativo de Imposto de Renda para beneficiários

Os beneficiários da Previdência Social já podem consultar o Demonstrativo de Imposto de Renda, documento utilizado para o preenchimento da Declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF). Para consultar o extrato, o segurado deve acessar a Agência Eletrônica no Portal www.previdencia.gov.br, informar o ano base 2015; número do benefício; data de nascimento; nome do beneficiário, e o CPF. Não é necessário o uso de senha.

Além disso, as instituições bancárias pagadoras de benefícios vão enviar mais de 5,2 milhões de demonstrativos para a residência dos beneficiários que são obrigados a declarar. O documento também está disponível  em terminais de autoatendimento dos bancos.

Deve apresentar declaração à Receita Federal quem recebeu, em 2015, rendimentos tributáveis superiores a R$ 28.123,91 ou rendimentos isentos – não tributáveis ou tributados somente na fonte – cuja soma seja superior a R$ 40 mil. O prazo para a entrega das declarações começa em 1º de março e termina em 29 de abril.

Para outras informações, assim como agendar atendimento nas Agências da Previdência, ligue na Central 135, de segunda a sábado, de 7h às 22h, ou acesse o Portal www.previdencia.gov.br.

Nilmara Carla Pereira
Técnica em Comunicação Social - Jornalista
11.150-6 - Assessoria de Comunicação
Superintendência Regional Sudeste II - MG