Modernos equipamentos para o Centro de Especialidades Odontológicas


Dando sequência ao projeto de maior qualificação dos serviços de saúde para o melhor atendimento ao cidadão, a Prefeitura de Varginha propiciou recentemente a incorporação de um novo aparelho de laser terapêutico e de um instrumento rotatório para tratamento de Canal no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Segundo Dr. Vinício Rocha, Coordenador do CEO, a aquisição racional de insumos para assistência em saúde deve sempre atender os critérios da eficácia, acurácia, efetividade, segurança e avaliação econômica comparativa dos benefícios e dos custos em relação a tecnologias já existentes, de modo que todo produto a ser adquirido possa representar um ganho concreto na atenção prestada à população.

Desde modo, o aparelho de laser adquirido possibilita melhor cuidado aos pacientes oncológicos que possuem como efeito colateral do tratamento, múltiplas feridas na cavidade bucal, além de ser empregado nos caso de traumas, nevralgias, parestesias e outras indicações. Já o aparelho para tratamento de canal confere maior agilidade às consultas, possibilitando maior acesso dos pacientes, uma vez que o tratamento que era realizado no passado em várias sessões, tendo que o paciente comparecer em diversos dias ao consultório, pode ser hoje, concluído em menos de uma hora dependendo do caso, acarretando um ganho concreto para o paciente e para o sistema de saúde que assim consegue dar mais vazão aos casos, diminuindo tempo de espera para a especialidade.

Dr. Vinício destaca, por fim, que “temos procurado com o apoio de todos avançar cada dia no sentido de termos serviços públicos com alto padrão de eficiência e qualidade, com ambientes adequados estruturalmente e dotados de insumos e equipamentos necessários para o atendimento em saúde e isto só é possível graças ao empenho da Gestão Municipal e de diversos setores da Prefeitura Municipal, como de compras e almoxarifado que acreditam ser possível promover um uso racional dos recursos públicos, em prol do melhor cuidado da população”.