Xô! Mosquito

Prefeitura de Varginha realizada “Dia Municipal da Educação 
no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti – Xô! Mosquito”

Será no dia 11 de março em todas as Escolas da Rede Municipal de Ensino.


No dia 11 de março, a Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, realizará o "Dia Municipal da Educação no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti – Xô! Mosquito". Neste dia, todas as escolas vão promover uma campanha de mobilização e conscientização de toda a comunidade escolar.

Cada unidade elaborou sua programação especial para este dia, algumas no período da manhã e outras no período da tarde.  Dentre as atividades planejadas serão realizadas passeata no entorno da escola com panfletagem; palestra com agentes de saúde; apresentação de teatro; apresentação de paródias;  vistoria da escola, pelos estudantes, para eliminarem possíveis focos do mosquito; exposição de trabalhos e cartazes confeccionados pelos estudantes; apresentação de vídeos informativos e plantio de repelentes naturais, entre outras ações.

Na Escola Municipal Dr. Jacy de Figueiredo - Caic I , para se ter um exemplo, o Projeto Xô Mosquito, contará com exposição de cartazes, teatro da Educação Infantil com o tema "Tamanho não é documento", aula  expositiva sobre o tema desenvolvida pelos alunos dos 9º anos para os alunos dos 5º anos, plantio de repelentes naturais; Patrulha Xô! Mosquito com a  vistoria dos alunos no ambiente escolar a procura de possíveis criadouros e ações de combate e panfletagem. Todas as ações serão coordenadas pela equipe gestora e professores da escola.

O objetivo do "Dia Municipal da Educação no Combate ao Mosquito Aedes Aegypti – Xô! Mosquito" é envolver toda a comunidade escolar na batalha contra o mosquito. Sabemos que a educação é fundamental na transmissão da informação, que transformada em conhecimento resultará em ações concretas, colocando em prática o que aprenderam na escola.