Varginha sedia o 1º Encontro do Programa Cultivando Água Boa em Minas Gerais


Varginha será a “capital da água” do Estado na próxima segunda e terça-feira (18 e 19) quando sediará o 1º Encontro do Programa Cultivando Água Boa (CAB), em Minas Gerais. O tema é “Comemorando o Dia do Planeta Terra: Semeando Nosso Caminho”. Estarão reunidos representantes dos 17 municípios mineiros que já implantaram o Comitê Gestor CAB, além de uma comitiva composta por integrantes do CAB do Paraná.

O objetivo do encontro, de acordo com o coordenador do CAB, no Comitê Interno da Companhia de Abastecimento de Minas Gerais (Copasa) – uma das entidades parceiras do Programa - João Bosco Senra, é fortalecer os comitês locais por meio da disseminação de conceitos, intercâmbio de experiências e debates, a fim de consolidar e ampliar o programa CAB em Minas Gerais.

A programação será aberta às 12h de segunda-feira, com credenciamento e recebimento dos materiais para a Feira de Trocas. As pessoas vão levar itens que estão em desuso como roupas, máquinas e outros objetos. Ao final do evento poderá pegar outra peça que for do interesse.  Paralelamente, será exibido um vídeo sobre Varginha produzido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Educação (Seduc). Logo após, haverá a composição da mesa. A execução do Hino Nacional estará a cargo do Conservatório Estadual de Música. Em seguida a Banda Marcial Mirim – Geração CDCA vai executar o Hino de Varginha e pot-pourri, além de Asa Branca e Mulher Rendeira.

Os trabalhos contarão com exibição de vídeos, palestras, grupos temáticos, encontros paralelos e debates. A programação se estende até a tarde de terça-feira. O encerramento está previsto para às 16h. O secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira enfatiza que é uma honra Varginha se tornar essa referência na preservação ambiental em busca de uma cultura que garanta a sustentabilidade e “estamos prontos para receber todas essas pessoas que já assumiram esse compromisso com o CAB e colaboram para um futuro melhor”.

Programa Cultivando Água Boa

O Programa Cultivando Água Boa (CAB), criado em 2003 pela ITAIPU Binacional, atua na definição de critérios e condições que orientam ações socioambientais relacionadas à conservação dos recursos naturais, centradas na qualidade e na quantidade das águas, bem como na qualidade de vida das pessoas.  Desenvolvido, inicialmente, nos 28 municípios da Bacia Hidrográfica do Rio Paraná – Parte 3 e em Mundo Novo (MS), município lindeiro ao reservatório da Usina Hidrelétrica de Itaipu, o CAB é baseado na “Ética do Cuidado” na busca do desenvolvimento sustentável, prevendo ações ambientais com o envolvimento da sociedade, orientando e capacitando gestores locais.

Em março de 2015, o programa conquistou o prêmio “Water for Life - Água para a Vida da ONU na categoria “Melhores Práticas em Gestão de Água”.

O Governo de Minas Gerais assinou acordo de cooperação técnica com a ITAIPU Binacional, e por meio do decreto 46.730/2015 constituiu um grupo de trabalho para revisar, sistematizar e reestruturar os programas da administração pública com a finalidade de incorporar as boas práticas e experiências do CAB de ITAIPU para Minas Gerais o que deu origem ao Programa Cultivando Água Boa no PPAG 2016-2019. Varginha foi o município escolhido para ser o pioneiro. O CAB em Minas Gerais foi apresentado em 18 municípios – sendo que em 17 o Comitê Gestor já está formado.

Prefeito em exercício, Vérdi Melo ressalta que a defesa e preservação ambiental são um dos compromissos da Administração Municipal em relação à natureza. “A Prefeitura de Varginha já executa uma série de medidas e ações no sentido da preservação ambiental em busca da sustentabilidade; estamos caminhando com responsabilidade com medidas imediatas e até a longo prazo, um exemplo é que abraçamos a causa junto com o CAB e já estamos tendo um diagnóstico da microbacia do Ribeirão Santana, que sofre com a recente crise hídrica”, explica Vérdi. “Assim, Varginha tem a honra de sediar o 1º Encontro do Cultivando Água Boa em Minas Gerais”, conclui.

A realização é da Prefeitura de Varginha, Copasa e Governo de Minas Gerais. O evento será realizado no Hotel Podium.

Os 17 municípios mineiros que já tem seu Comitê Gestor Local constituído dentro da metodologia do CAB:

Varginha

Itajubá

Brasópolis

Campos Gerais

Capitólio

Monte Belo

Pedralva

Piranguinho

Pouso Alegre

São Sebastião do Paraíso

São Tiago

Santa Rita do Sapucaí

Contagem

Igarapé

Patos de Minas

Guimarania

Araxá