Varginhense conquista título Internacional no Campeonato Mundial de Futsal Escolar


Nayara lima, 15 anos, natural de Varginha e ex-integrante da equipe da cidade viajou entre os dias 03 e 10 de abril para Porec, Croácia onde conquistou junto à equipe brasileira o título de Campeã Mundial na categoria.

A equipe do Brasil, representada por mineiras alunas Escola Polivalente  e comandadas pelo técnico Vicente Campeiz,da cidade de Passos,  enfrentou 6 países tornando-se invicta pelos placares favoráveis de: 6 a 3 contra o Kossovo, 5 a 2 contra a França, 3 a 1 contra a Itália, 5 a 2 contra Israel, 4 a 1 contra a Turquia nas semifinais e 6 a 2 contra a França na final.

Em entrevista, Nayara falou sobre sua experiência na viagem, apoio e deixou ainda um recado para as atletas sonham em seguir carreira esportiva:

“Participar de um campeonato tão importante como esse Mundial foi uma experiência única! Não tenho palavras para descrever os momentos que eu e minha equipe passamos nossa luta para chegar até aqui. Conheci uma cultura totalmente diferente e uma estrutura incrível durante toda a viagem. Chegar onde estou hoje, foi a maior conquista pra mim, um sonho que foi se realizando aos poucos e que espero que seja um início do melhor que ainda está por vir. Não imaginava tão rápido ter uma oportunidade como esta. Minha maior motivação é o meu avô, que já não está mais aqui e foi um jogador muito dedicado, deixando pra mim suas sábias histórias. Penso que ele está assistindo minhas conquistas e cada passo meu, sinto que ele deve estar orgulhoso e de onde estiver estará me protegendo, me iluminando e torcendo por mim. Eu quero agradecer ao Futsal Varginha, onde comecei todo esse projeto, quero agradecer a todos que me apoiaram e que torceram por mim, em especial  aos professores Paulo Fernando, Milton Júnior e principalmente à Camila Damásio por ter acompanhado a cada passo da minha caminhada. Quero deixar um recado para as meninas que têm o mesmo sonho que o meu, de ser uma jogadora profissional: Corra atrás, lute pelos seus objetivos, erga a cabeça diante das dificuldades e tenha força de vontade. Nunca desista! Daqui pra frente pretendo continuar lutando e tenho fé que aos poucos chegarei onde almejo, e que tudo dê certo.”

Camila Damásio, coordenadora do projeto esportivo “Geração do Futuro”, pelo qual a atleta representou a cidade de Varginha durante anos em competições relata que Nayara sempre se destacou pela sua dedicação e foco, tanto nos treinos como em seus estudos, fato este que faz dela hoje um exemplo a ser seguido pelas demais atletas. “É um orgulho pra nós todos vermos esta conquista e esperamos que muitos talentos sejam ainda sejam revelados. Um dos nossos objetivos é tornar o futsal feminino mais conhecido e praticado, onde os preconceitos a respeito da modalidade para o público feminino sejam deixados para trás. Prova disso foi esta enorme conquista. Parabenizo a atleta e toda a comissão técnica pelo trabalho na competição e que nossa região se fortaleça ainda mais com este grande passo”, conclui.

O “Projeto Geração do Futuro” atualmente possui 3 núcleos de treinamento localizados nos bairros: Sagrado Coração, Padre Victor e Bom Pastor. Inscrições e maiores informações podem ser obtidas nos locais de treino ou na Semel, pelo telefone (35) 3690-1548.