1º Café com Tudo

Alunos da Rede Municipal de Educação de Varginha desenvolvem ações sobre a cafeicultura

Concursos de desenho, slogan, vídeo, eleição da Princesinha do Café e visitas às fazendas são algumas das iniciativas realizadas pela Educação do Município.

A Prefeitura de Varginha participa do evento Café com Tudo, uma semana que mobiliza diversos segmentos do município com o objetivo de ressaltar a importância da cafeicultura para a cidade, maior pólo de comercialização do produto no Brasil. Entre as ações da Prefeitura, a Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) promove cinco iniciativas que visam incentivar os estudantes a conhecerem e valorizarem o setor cafeeiro.
Passeios
A partir dessa segunda-feira, 16, Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEI's) promovem visitas às fazendas. As crianças de 3 a 5 anos serão levadas a um passeio para conhecer de perto uma plantação de café. O CEMEI Fanny Nogueira (Cidade Nova) leva as crianças à Fazenda Mascatinho; os CEMEI's Ieda Carvalho Silva (bairro Imaculada) e Célia Campos (Parque Rinald), vão levar as crianças até a Fazenda Experimental (PROCAFÉ); e o CEMEI Ariadna Gambogi levará cerca de 200 estudantes até a Fazenda Pedra Negra, que segundo a diretora Sandra de Lourdes Ferreira Maritan, vão conhecer o Museu do Café e todas as etapas de produção. A programação vai até a próxima segunda-feira, 23.
Concurso de Produção – desenho, slogan e vídeo

Outra iniciativa da SEDUC é o Concurso de Produção destinado aos alunos de Ensino Fundamental – 1º ao 9º Anos. Estudantes do 1º ao 3º anos vão participar da categoria “Desenho”; do 4º e 5º anos do concurso de “Slogan” e do 6º ao 9º anos “Produção de vídeo” - todos relacionando à cidade de Varginha ao café.
As participações já estão sendo encaminhadas à Secretaria Municipal de Educação que também já iniciou a etapa de avaliação com o objetivo de classificar os trabalhos. Os alunos vencedores de cada categoria receberão individualmente um prêmio. A premiação será na próxima terça-feira, 24, Dia Nacional do Café, das 9h às 11h, no Teatro Mestrinho.
Concurso Princesinha do Café
Na solenidade, também será eleita a “Princesinha do Café”. Serão 21 concorrentes representantes dos CEMEI's e Escolas de Educação Infantil. Para a Secretária Municipal da Educação, Rosana Aparecida Carvalho, é de extrema importância que os estudantes sejam motivados desde novos a conhecerem melhor essa bebida que conquistou o mundo e que faz parte da culinária da grande maioria das famílias. “Muitos dos nossos alunos tomam café em casa e estão entusiasmados em participar das atividades sobre essa cultura agrícola, seja das visitas ao campo ou dos concursos que estamos promovendo”, explica a secretária.
1º Café com Tudo

A Semana do Café acontecerá no período de 16 a 24 deste mês, numa iniciativa do Sindicato do Comércio Varejista de Varginha (SINDVAR), do Centro do Comércio de Café do Estado de Minas Gerais (CCCMG) e do Sindicato Empresarial de Hospedagem e Alimentação de Varginha (SEHAV) com apoio do comércio, empresas e outros setores.