Agradecimento e emoção marcam reunião de despedida do Conselho Diretor do Hospital Regional

Uma reunião, na tarde desta segunda-feira, marcou a despedida do Conselho Diretor do Hospital Regional do Sul de Minas que atuou pelos três últimos anos. O encontro reuniu funcionários do Hospital, conselheiros que estão deixando a pasta, o prefeito de Varginha, Antônio Silva, o vice-prefeito Vérdi Melo e o secretário municipal de Governo, Carlos Honório Ottoni Júnior. No último dia 25, foi publicado no órgão oficial do Estado, decreto do governador de Minas, Fernando Pimentel nomeando um novo Conselho. O atuais conselheireiros Jefferson Silveira de Melo, José Antônio Valério, Luiz Fernando Alfredo, Luiz Roberto Lajara e Marçal Paiva de Figueiredo se desligam do Hospital Regional nesta data, 31/05. O governador nomeou um novo Conselho que começa seus trabalhos no dia 1º de junho.
Agradecimento e emoção marcaram a reunião comandada pela coordenadora de Recursos Humanos, Márcia Helena que citou várias melhorias conquistadas nestes últimos três anos, principalmente respeito, diálogo e valorização dos funcionários. O diretor administrativo, Mário Terra agradeceu o comprometimento de todos. “Saímos de cabeça erguida, pois conseguimos dar a volta por cima e alcançamos os melhores índices de hospitais de capitais; juntamente com toda a equipe fizemos um excelente trabalho, pois não me lembro quando o SUS aumentou a tabela; e hoje, estamos pagando todos os fornecedores e contas”, ressaltou. Mário Terra afirmou que “o Hospital Regional está sendo entregue com a conta zerada, sendo uma instituição com mais de 300 médicos, graças à gestão municipal”.
O presidente da Fundação Hospitalar do Município de Varginha (Fhomuv), Luiz Fernando Alfredo lembrou que o Conselho assumiu e transformou o Hospital Regional com destaque para as decisões participativas. Jefferson Melo agradeceu todos que colaboraram para que ao longo dos 90 anos o Hospital Regional se tornasse referência. “Nesses últimos três anos seria impossível administrar o Hospital sem a ajuda dos R$ 7 milhões repassados pela atual Administração Municipal. Quando vemos a lisura e competência dessa Administração Municipal acreditamos que ainda há esperança quanto à política”, enfatizou. Jefferson citou uma frase que se tornou um marco nesse mandato: “não basta servir, tem que sorrir” numa demonstração da importância do carinho e da amizade de toda a equipe do HR, em momentos tão difíceis pelas quais passam pacientes e familiares que necessitam dos serviços hospitalares.
O vice-prefeito Vérdi Melo enfatizou que todos os recursos destinados pela Administração Municipal ao Hospital Regional foram muito bem aplicados por essa gestão séria a favor da vida. “Saímos alegres, com a certeza de que fizemos o que deveria ser feito”, garantiu Vérdi. Já o prefeito Antônio Silva, ressaltou que “estamos aqui para servir, como disse o Papa Francisco”. O prefeito agradeceu toda a Diretoria que compunha o Conselho e ressaltou que “naturalmente o Governo do Estado, que nomeou o novo Conselho, deverá melhorar o Hospital Regional com ampliações, inclusive dobrando os leitos, o que só aconteceu na minha primeira administração municipal”. O encerramento ocorreu com aplausos de agradecimento à Prefeitura, após uma explanação da enfermeira Andréa Maróstica que, através de uma exibição de slide, enumerou os principais avanços alcançados junto à Administração Municipal, uma transparente prestação de contas conforte a seguir:
Melhorias na Gestão 2013/2016
  • Obtivemos incentivo apoio e respeito profissional em todos os setores;
  • Atualizações no dimensionamento da equipe de enfermagem em todos os setores;
  • Reuniões com toda a equipe de nível técnico e graduação;
  • Treinamento interno e externo;
  • Novos equipamentos, mobília, e iluminação;
  • Reformas estruturais e para melhoria;
  • 4 Enfermeiras Obstétrica na Maternidade com o aumento de 20% na taxa de parto Normal;
  • Secretárias nos CTIs e UTI – Neonatal;
  • Coordenação de enfermagem nos CTIs e UTI – Neonatal;
  • Benefícios e Pagamento em dia;
  • SPDATA – Prontuário eletrônico e Mapa Cirúrgico;
  • Farmácias satélites: Centro Cirúrgico e CTI’s;
  • Parcerias com UNIFAL, UNIFENAS, e UNIS;
(Estagiários, acadêmico de medicina, e residência em enfermagem obstétrica).

Andrea Maróstica

30/05/2016