Encontro dos Cirurgiões Dentistas do serviço público realizado em Varginha logra êxito

Realizado nos dias 05 e 06 de maio, no Auditório do Centro Administrativo do Sul de Minas, o Encontro Regional dos Trabalhadores do Serviço Público Odontológico (ESPO), contou com apoio fundamental da Prefeitura de Varginha para sua concretização e êxito. O evento obteve a presença dos profissionais de Saúde Bucal dos 50 municípios jurisdicionados à regional de Varginha, sendo que nos dois dias houve uma participação de cerca de 245 cirurgiões dentistas.

O foco do encontro foi colaborar com o processo de melhoria da qualidade da Atenção em Saúde Bucal, sendo as atividades conduzidas em torno de dois temas centrais: ‘O Papel da Atenção Básica na rede de cuidados à Saúde Bucal’ e ‘Cooperação horizontal e Benchmarking dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEO)’.

Segundo a Cirurgiã Dentista Jacqueline Silva Santos, Coordenadora de Atenção Especializada em Saúde Bucal (SES/MG), “faz-se necessário, não obstante as conquistas já alcançadas no Sul de Minas, a superação de um modelo assistencial meramente escolar, para uma dinâmica de cuidado universal que considere toda família integrada as unidades de atenção básica, bem como a garantia do atendimento e acolhimento de urgência e da dor em odontologia o mais próximo possível do cidadão, ou seja nos posto de saúde que possuem equipe de saúde bucal, de modo que se fortaleça a prática de acolhimento e humanização.


Segundo Dr. Vinício Rocha, coordenador do CEO Varginha, o evento foi avaliado pela comissão organizadora como de sucesso, pois possibilitou uma capacitação e atualização dos profissionais do município para assegurar uma atenção odontológica no setor público cada vez mais qualificada. “Não poderia, por fim, deixar de agradecer, a Prefeitura Municipal de Varginha e Secretária Municipal de Saúde que vem oferecendo todos meios para que os serviços ofertados aos cidadãos varginhenses sejam cada vez mais de excelência”, destacou.