Fundação Cultural apresenta atrações artísticas para a Semana do Café

A Fundação Cultural de Varginha formalizou parceria com o Centro do Comércio do Café e SINDVAR para a realização da 1ª Semana do Café, que ocorrerá no período de 14 a 24 de maio na cidade, assumindo a programação cultural.
O Projeto, idealizado pelo Centro do Comércio do Café e abraçado pelo SINDVAR, visa contribuir para o fortalecimento e o desenvolvimento socioeconômico do município, projetando Varginha no cenário nacional e retomando sua vocação de referência no café, atraindo especialistas, produtores, importadores, comerciantes, baristas, turistas de todo o país apaixonados pelo café e, principalmente, consumidores. O Projeto envolve ainda diversos segmentos do comércio, indústria e serviços, com o intuito de resgatar para a cidade o título de Capital do Café.
 Dentre as justificativas para o evento pesam o fato de ser Varginha a maior praça de comercialização de café do país, ter representação de todas as exportadoras, ser a cidade que conta com mais Armazéns Gerais e, das quatro praças do produto (Manhuaçu, Santos e Patrocínio), ser a maior.
A Fundação Cultural de Varginha apresenta as diversas ações artísticas que apoiará e que, certamente, enriquecerão a programação da Semana do Café. Seguem abaixo:

1 - ENCONTRO DE JIPEIROS

Dia 14 de maio (sábado), a partir das 10h, na Praça do ET.
2 - ENCONTRO DE CARROS ANTIGOS

Dia 15 de maio (domingo), a partir de 9h até 14h, na Praça da Fonte, Praça do ET e Concha Acústica.
Coordenação Geral da Associação Varginhense de Veículos Antigos, através do Presidente Helvécio Massote. Acredita-se na participação de mais de cem carros de Varginha e região e a possibilidade de visitantes de outros estados.
Os carros serão estacionados na Praça do ET, em frente à Concha Acústica e na Avenida Rio Branco da Rua Santa Cruz até a Avenida Rui Barbosa. No interior da Praça da Fonte serão montados estandes de colecionadores para mostra e troca de peças antigas e usadas, assim como souvenir de temas ligados aos Carros Antigos.
A Fundação Cultural será parceira do Evento

3 – 1ª TRILHA CAFÉ COM BIKE

Dia 15 de maio (domingo), a partir de 8h, na Fazenda dos Tachos.

Organização Tiago Rezende.

4 – EXPOSIÇÃO ARTÍSTICA “O CAFÉ E SEUS DERIVADOS COMO MATÉRIA PRIMA PARA AS ARTES”

De 16 a 24 de maio, de 9h às 18h, no Foyer Aurélia Rubião, anexo ao Theatro Municipal Capitólio de Varginha.
A Fundação Cultural fará a curadoria e coordenação geral da 1ª Exposição Temática do Café que contará com a participação especial das artistas plásticas e artesãs varginhenses Léia e Vanessa Massafera. As artistas mostrarão seus trabalhos que incluem quadros, mandalas, estatuetas, licores e relógios, tudo feito a partir da matéria prima do café ou utilizando sua temática.

5 – MOTOSSEATA DO CAFÉ

19/5 (quinta) 20h – início na Praça do ET e chegada à Estação Ferroviária junto do Projeto Quinta da Boa Música Especial.
Organização em parceria com o Varginha Moto Fest sob a direção do Motociclista Mário Cláudio (Careca). Concentração de mais de 200 motociclistas de Varginha e região e trajeto pelas principais avenidas e bairros da cidade.
No final do trajeto uma grande concentração e confraternização nos trilhos e entorno da Estação Ferroviária e show de duas tradicionais bandas de Rock da região.

6 – QUINTA DA BOA MÚSICA ESPECIAL E MOSTRA DE CARROS ANTIGOS NO CORREDOR CULTURAL DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

19/5 (quinta) 20h – Corredor Cultural da Estação Ferroviária.
Quinta da Boa Música especial com a apresentação da melhor banda do gênero Rock e Blues dos anos 60 da região, que é a banda Rural Willys de Monsenhor Paulo.
No show um repertório especial e alusivo ao estilo tradicional dos motoristas de carros antigos e motociclistas com temas autorais e cover das principais bandas de Rock e Blues da famosa época dos anos 60.
Além da chegada da Motosseata na Estação, uma Exposição no Boulevard e no entorno da Estação de selecionados Carros Antigos, sob a organização da Associação dos Carros Antigos de Varginha.

7 – PASSEIO CICLÍSTICO CORREDOR CULTURAL

19/5 (quinta) concentração às 19h no Corredor Cultural – antiga Estação Ferroviária.

Organizado por um grupo de ciclistas de Varginha, com apoio da Fundação Cultural. Encontro e Confraternização nos trilhos e Ciclovia da Estação Ferroviária (Corredor Cultural) e passeio pelos principais pontos de Varginha, com a participação de mais de duzentos ciclistas de toda a região.

8 – COPA CAFÉ COM TUDO DE MOTOCROSS
21 e 22/5 (sábado e domingo) a partir de 9h no Motodromo de Varginha.
Organizado pelo Motor Clube Sulmineiro, sob o comando do motociclista Maurício Colares, responsável pela montagem de toda estrutura na Pista Municipal de Motocross de Varginha. Participação de mais de cem motociclistas de diversos pontos do estado e do país.

– AULÃO DE ZUMBA “DANÇA PARA TODOS E CAFÉ COM TUDO”

24/5 (terça), às 19h, na Praça do ET.

Realização Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com apoio do GF Supermercados