MOBILIZAÇÕES DE ENFRENTAMENTO AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES JÁ COMEÇARAM EM VARGINHA

As semanas que antecedem 18 de maio, data em que o Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado, foram marcadas por variadas atividades promovidas pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social (SEHAD), através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), cinco unidades dos Centros de Referências da Assistência Social (CRAS) e, também, Centro de Convivência do Idoso (CCI) do município de Varginha.
A equipe do CREAS, idealizadora da programação, sugeriu que os cinco CRAS e CCI realizassem oficinas temáticas com o público atendido no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e idosos e, assim, discutissem o tema sobre abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com intuito informativo e preventivo.
Nestes momentos, foram confeccionadas faixas, cartazes, frases e flores amarelas, que são o símbolo da campanha “faça bonito”, por caracterizarem-se como uma lembrança dos desenhos da primeira infância. Todos os itens confeccionados serão utilizados nas atividades que acontecerão entre 16 a 20 de maio de 2016.
Os orientadores sociais do CRAS V, Fabiana Lima Gonçalves e Alisson Messias, destacaram a importância da realização destas atividades visto que “devemos convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil”
A Equipe do CREAS agradece a colaboração de todos e destaca a participação dos adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa em todas as etapas da campanha (apresentação de teatro de fantoches e participação em jogo educativo sobre a violência sexual destinado à crianças, adolescentes e adultos do SCFV e confecção de faixas e flores).
PROGRAMAÇÃO:
Data: 16/05/2016
Atividade: Blitz Educativa
Horário: 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h
Local: Ponto Central de Ônibus/ Praça da Fonte/ Avenida Rio Branco.
Data:17/05/2016
Atividades Informativas
Hora:14h30 às 17h
Local: 02 pontos na Avenida do Contorno
Data: 18/05/2016
Atividades: Caminhada, Abraço na Praça e Distribuição de Flores e Panfletos
Horário: 7h às 12h

Local: Saída do CAPS II e chegada na Concha Acústica