05 DE JUNHO – DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Varginha tem muito o que comemorar




Desde o início da atual Administração Municipal, muitas ações foram e tem sido realizadas para que Varginha se torne um município com crescimento sustentável, atendendo sempre as legislações ambientais. O secretário municipal de Meio Ambiente, Joadylson Barra Ferreira enumera uma série de conquistas:
RESÍDUOS HOSPITALARES – Foi nesta Administração Municipal, que através de ações da Secretaria de Meio Ambiente (Semea) e da Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária), num trabalho árduo de fiscalização e controle junto a hospitais, consultórios médicos e de odontológicos, clínicas veterinárias e pet shops, seja dada a destinação final dos resíduos hospitalares junto à empresas ambientalmente licenciadas. Esses resíduos, por muitos anos, foram descartados no lixão do Bairro Corcetti.
PNEUS INSERVÍVEIS - “Ao assumirmos essa gestão, encontramos um passivo de mais de 40 mil pneus inservíveis jogados em uma indústria. Com muito esforço e empenho conseguimos dar destinação final a esse material. Imediatamente fizemos um convênio com a Reciclanip, que é uma cooperativa da indústria de pneus em São Paulo. A Prefeitura oferece galpão para recolhimento dos pneus e a Reciclanip manda coletá-los em Varginha, sem custo de frete para o Município”, afirma Joadylson.
RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL foi outro grande problema enfrentado desde o início da atual Administração. Os descartes eram feitos sem critérios nenhum, sendo que empresários do setor procuravam a Prefeitura apenas para que cedesse terrenos para esse fim. O secretário de Meio Ambiente, ressalta que “com ação da Secretaria de Meio Ambiente, além de normatizá-los e não mais ceder esses terrenos, houve incentivo a empreendedores para termos uma empresa para reciclar esse material de construção. Essa conquista foi realizada e hoje já temos uma empresa na nossa cidade que faz esse tipo de trabalho”.
PARQUES – Trabalho intenso na revitalização e conservação dos nossos parques. Os parques Novo Horizonte e Centenário hoje são locais muito frequentados por toda a população do entorno. Isso pela beleza que somada à revitalização resultou em pontos de lazer, prática esportiva e entretenimento. “Há projetos em andamento para a revitalização do Parque São Francisco e aqui cabe mais uma conquista que estamos com o Plano de Manejo do Parque São Francisco pronto que será discutido em consulta pública e audiência pública e após a sua certificação pelo Instituto Estadual de Floresta (IEF) tornará uma unidade de conservação ambiental e aí estará apto a receber financiamentos para sua manutenção e revitalização. Já colocada na praça, a licitação para revitalização do Parque dos Dinossauros no bairro Padre Vitor”, enfatiza Joadylson.
COLETA DE LIXO - Temos também que comemorar muito o serviço de coleta de lixo realizado pela Prefeitura de Varginha, através da Secretaria de Meio Ambiente. Herdamos esse setor com problemas seríssimos, mas revertemos a situação e alcançamos um ótimo nível de satisfação. Foi nesta Administração com esforço do prefeito Antônio Silva que foram adquiridos oito caminhões coletadores de lixo.
ATERRO SANITÁRIO – Estamos muito perto de realizar o início de operação do aterro sanitário de Varginha e aí sim, tornando uma cidade com a sua destinação correta do lixo orgânico e dentro do que as leis ambientais exigem.
COLETA SELETIVA – “Já foram iniciados os trabalhos para um projeto piloto com os seguintes parceiros: Copasa (para a compra de equipamentos para os catadores como balança e prensa; Insea (Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável - responsável por todo o diagnóstico dos catadores de Varginha); CRAS (Centro de Referência de Assistência Social, que também ajuda no diagnóstico dos bairros) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente adianta que a data provável para início do projeto piloto será agosto deste ano”.
PODA DE ÁRVORE - Nessa Administração também foi adquirido um caminhão de cabine dupla para o transporte de resíduos de corte e poda de árvore e o que é mais importante transporte com segurança dos funcionários. É uma equipe pequena, mas que presta grandes serviços ao município, principalmente nos períodos chuvosos quando o nível de queda de árvores é muito grande, mas que temos atendido à demanda. Contamos nesse particular com a cooperação do Corpo de Bombeiros, bem como com a Cemig.
ÓLEO DE COZINHA USADO – Prossegue a negociação entre a Prefeitura de Varginha, através da Secretaria de Meio Ambiente e a Companhia Reciclagem Óleo Usado (CROU) para a implantação da coleta seletiva de óleo de cozinha usado. Um ofício foi encaminhado pela Semea, no último dia 02, à Direção da CROU com a definição da localização de 10 ecopontos e uma relação para novos contatos visando aumentar ainda mais a coleta. Os ecopontos serão instalados em locais estratégicos. A previsão é arrecadar de 10.000 a 20.000 litros de óleo por mês. Apenas um litro de óleo de cozinha usado é capaz de contaminar cerca de 20.000 litros de água.
O secretário municipal destaca que “por último, há muitos motivos para comemorar o Meio Ambiente no município de Varginha, por ela ser rica em empresas recicladoras. Hoje temos reciclagens de isopor, pets, madeira, papel e outras que comercializam vários produtos recicláveis junto a empresas que dão a destinação final correta, além de alumínio, lâmpadas, pilhas, óleo de cozinha e lixo eletrônico.

Joadylson adianta que neste domingo, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, as comemorações serão concentradas no Parque Centenário, um dos cartões postais de Varginha. Ele convida principalmente quem ainda não conhece o local. “É um dos espaços mais bonitos para um passeio em família, uma leitura, uma meditação... tamanha a beleza natural que reúne árvores centenárias, um lago exuberante, parquinho para as crianças, pistas asfaltadas que servem para a prática de ciclismo ou caminhadas, campinho de futebol, academia de rua e outros atrativos”. A programação terá início às 14h30, domingo, com os integrantes do 47º Grupo Escoteiros Raios de Sol que conta com aproximadamente 70 crianças e adolescentes. Entre as ações, haverá plantio de árvores.