Prefeitura lança campanha para escolha do nome da Jaguatirica



Felina nasceu em cativeiro, no Zoológico de Varginha
A Prefeitura de Varginha, através da Secretaria Municipal de Turismo e Comércio, vai lançar na próxima segunda-feira, 6, em parceria com o Via Café Garden Shopping,uma campanha para a escolha do nome dofilhote de jaguatirica. A felina nasceu no Zoológico, no dia 10 de janeiro.
A campanha é uma das ações comemorativas dos 50 anos do Parque Zoobotânico Dr. Mário Frota e também uma das comemorações, por parte do Shopping, do Mês do Meio Ambiente.
A abertura da campanha será às 18h, do dia 6, com um estande dentro do Via Café. O espaço tem cenário projetado pela artista plástica e paisagista Cristina Marchiori. Funcionários do Zoológico, incluindo o diretor e veterinário Marcos Mina e a bióloga Jaara Cardoso vão apresentar vídeos e conversar com o público sobre como é o funcionamento no dia-a-dia desse espaço turístico de Varginha. Jaara explica que a população poderá participar votando pelas redes sociais, urnas no Shopping e no Zoológico. Uma comissão escolherá três nomes que irão à votação popular. “Teremos urnas confeccionadas especialmente para a votação e ainda um quizz para crianças, com brindes, além de uma exposição de fotos do filhote de jaguatirica”, completa.
A campanha será em três etapas:
1ª - sugestões de nomes pelas redes sociais: 06 a 12/06.
2ª - votação popular para escolha do nome: 13 a 18/06.
3ª - “batizado” da jaguatirica no zôo: em data a ser definida

Sobre a nova integrante do Zoológico de Varginha:
A “menina” nascida em janeiro está sob os cuidados da feroz mamãe “Isabella”, que também nasceu no Zoológico varginhense em 2007 e hoje está com 9 anos. O pai chegou ao zôo em março de 2015. Os dois iniciaram o “namoro” em setembro de 2015 e após o romance e uma gestação com duração de 72 a 80 dias, nasceu a nova jaguatirica. O parto ocorreu naturalmente e nos primeiros dias ela ficou sempre sob a proteção da mamãe, sendo amamentada por ela o tempo todo. Agora que está com 5 meses, o filhote já está se alimentando de carne, assim como os pais, que cuidam dela o tempo todo, como uma verdadeira família, ensinando-a a viver. Além do pai e da mãe, ela tem também vivendo no zôo a vovô, que tem 17 anos e mais duas titias, a “Isadora” de 9 anos e outra de 6 anos.
A jaguatirica é um pequeno felino, de hábitos noturnos e um grande escalador de árvores. De dia costuma dormir em tocas ou escondida no meio da vegetação. Ela é um felino típico do continente americano, sendo o mais comum dos felinos brasileiros.

Tem o porte médio, e pesa até 16 kg. Pode chegar até os 20 anos de vida. Classificada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) como animal ameaçado de extinção devido à destruição de seu habitat natural.