Equipe de Captura de Escorpiões de Varginha realiza mais um curso de capacitação para Agentes de cidades vizinhas


A exemplo do que ocorreu com os Agentes de Combate a endemias da cidade de Elói Mendes, nos dias de 06 a 11 do corrente mês foi realizado mais um curso de capacitação de captura e manejo de escorpiões desta vez aos Agentes da cidade de Campanha.

O treinamento foi ministrado pelo Supervisor técnico Eder Machado e as aulas práticas ocorreram no Cemitério Municipal de Varginha. Como já é de conhecimento de todos, Varginha é pioneira no manejo destes animais, todos os anos são encaminhados ao Instituto Butantã (São Paulo) e a FUNED (Belo Horizonte), milhares de exemplares para serem coletados seus venenos visando produção de soro anti-escorpiônico que após é distribuído para todo país.

Pioneiros neste trabalho, nossos agentes possuem vasta experiência em morfologia, hábitos dos escorpiões, histórias, capturas em residências, cemitérios e lotes vagos, armazenamento, mapeamento de áreas de riscos, transporte final e outros aspectos em geral.

“Nos sentimos muito honrados em fazer parte deste trabalho, principalmente na instrução e capacitação de nossos colegas de profissão, onde fizemos novas amizades, trocamos muitas experiências”, destacou Eder Machado.

“E não para por ai, a equipe também está apta para a captura e manejo de morcegos, barbeiros, aranhas e outros animais peçonhentos, e ainda, neste momento, está desenvolvendo um tipo de armadilhas para baratas 100% ecológicas. Já no início do mês dezembro, em parceria com a Secretaria de Estado, estarão promovendo captura e manejo de carrapatos afim de identificar fontes contaminadas com a FEBRE MACULOSA”, contou José Donizete de Souza, Encarregado do Setor de Vigilância Ambiental.