Prefeitura de Varginha e Sebrae realizam Seminário Empreende Educação Varginha


Com o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, a Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae Minas, realizaram na manhã desta quinta-feira, 24, o Seminário “Empreende Educação Varginha”, um evento para fomento da Cultura Empreendedora nas Escolas a fim de transformar a cultura local potencializando ainda mais o perfil empreendedor dos educadores e jovens na região. O evento foi  realizado em parceria com a Escola de Formação Gerencial – EFG e Unis.

Presente no evento o Prefeito Antônio Silva agradeceu ao Sebrae pela parceria e pela iniciativa de levar o empreendedorismo para dentro das escolas. “Tenho profundo respeito pela educação, e uma crença inabalável do que representa para a transformação de nossa sociedade. Sempre me despertou o interesse artigos relacionados ao tema mas um, em especial, me chamou a atenção, por classificar os quatro pilares da Educação “Aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser”. Este evento consolida a iniciativa de implantar nas nossa escolas esta cultura. Em um momento em que  temos cerca de 12 milhões de desempregados em nosso país, damos  oportunidade aos nossos jovens de terem acesso as bases da cultura empreendedora, de importância vital para a reconstrução do nosso país”, disse o prefeito. 

Para a Secretária Municipal de Educação, Rosana Carvalho, o projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae revolucionou a educação do município de Varginha. Hoje nos temos em nossas escolas, realmente criativas inovadoras, buscando trazer bem perto dos nossos alunos para o mercado de trabalho. Quais são as caraterísticas que o mercado de trabalho exige? Inovação, criatividade, inciativa, liderança e é isso que a cultura empreendedora vem trazer para as nossas escolas para que nossos alunos saiam da escola com nova perspectiva de educação”.

O seminário contou com a presença de gestores, professores e alunos das escolas Municipais, apresentou a evolução da Cultura Empreendedora nas Escolas Municipais de Varginha, a palestra “Educação para transformar o Mundo”, com o antropólogo Tião Rocha e a participação de alunos das escolas do campo dando o depoimento da importância  da cultura empreendedora em suas vidas.