ACIV e Dinâmica realizam pesquisa de Natal e resultados são animadores


O cenário em que o país se encontra vem trazendo grande preocupação para o comércio. Em Varginha, além da situação financeira desfavorável, existia ainda a preocupação com o shopping que foi inaugurado no início deste ano. Diante desta situação a Associação Comercial de Varginha e a Dinâmica Pesquisa e Consultoria realizaram pesquisa de Natal e os resultados foram animadores para o comércio.

Quem já comprou?
Até o dia 21 de dezembro apenas 29% dos consumidores haviam comprado presente de natal e gastaram em média R$142,44 em suas compras. Quando perguntado onde comprou o presente de Natal, o centro/bairro ganhou disparado com 89%, em seguida vem a internet, com 6%, outra cidades e shopping com 2% e 1% não soube responder.

A forma de pagamento escolhida foi 50% para dinheiro, 29% no cartão de crédito, 10% cartão de débito, 5% no carnê, 4% não soube responder e 2% no boleto.

E quem ainda não comprou?
Agora vem a notícia boa, dos 71% dos consumidores que ainda não compraram, 49% ainda pretendem comprar um presente e gastar em média R$107,65. Quando perguntado o local onde deseja comprar, o centro/bairro continua na frente com 84%, seguido da internet com 5%, Shopping com 2% e outra cidade com 1%. 8% dos entrevistados não souberam responder.

A forma de pagamento também seguiu a pesquisa de quem já comprou, 49% pretendem comprar no dinheiro, 36% no cartão de crédito, 8% no cartão de débito, 3% no boleto, 3% no carnê e 1% não soube responder.

“Durante o mês de dezembro sentimos a preocupação do comerciante com as vendas, o horário especial que teve início no dia 12 não atraiu os consumidores para as ruas e vejo isso por dois motivos, o primeiro é por não termos nas ruas uma decoração e iluminação que estimule o consumidor a passear no centro e o segundo é o velho habito do brasileiro de comprar tudo na última hora”, disse o presidente da ACIV, Aloysio Ribeiro de Almeida.

Curiosidades de Natal
A pesquisa revelou ainda dados curiosos, quando perguntado qual o cardápio preferido na ceia de Natal, 66,8% dos entrevistados escolheram o pernil, seguido de 16,8% para o Peru de Natal, 10,2% para o Tender e 6,1% para o Chester.

A pesquisa foi realizada nos dias 20 e 21 de dezembro, com amostragem e 412 entrevistas. A margem de erro é de 4,9% e nível de confiança de 95%. Esta e muitas outras pesquisas podem ser adquiridas na Dinâmica Pesquisa e Consultoria, através do telefone (35)3222-6640.