Alunos do PROPAC apresentam trabalhos em projeto de Iniciação Científica


Os alunos do curso de Assistente Administrativo do PROPAC – Programa de Profissionalização Adolescente Consciente, apresentaram na sexta, 09, os trabalhos realizados ao longo do Projeto de Iniciação Científica com o objetivo de desenvolver nos adolescentes o interesse pela pesquisa, pela leitura e pela busca de respostas para as questões problemas que estão presentes no seu dia a dia.

Os trabalhos foram apresentados à banca de instrutores do CDCA que trouxeram temas escolhidos em conjunto com assuntos de interesse dos jovens, onde os mesmos puderam compartilhar com os colegas todo o aprendizado. “Foi gratificante acompanha-los nesse processo, onde pudemos ver o empenho, envolvimento e principalmente o amadurecimento, de cada um deles”, ressalta o Instrutor Bruno Arcanjo.

O projeto, desenvolvido pela equipe pedagógica, foi aplicado pelos instrutores Bruno Arcanjo de Souza, Camila Moreira Azarias, Fernanda Maria Mesquita Cabral, Roberta Coutinho e Joana D’Arc Garotti que os orientaram, oferecendo a eles referencial teórico e apoio pedagógico. Cada instrutor orientou um grupo de alunos sobre um tema específico, como:

  • O uso de álcool e drogas por adolescentes
  • O uso das redes sociais por adolescente
  • As aplicabilidades do Estatuto da Criança e do Adolescente
  • As falhas do Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Sexualidade, gênero e construções sociais
  • Orientação sexual no contexto escolar e preparação docente
  • A importância da coleta seletiva para o meio ambiente
  • Aquecimento global e efeito estufa
  • Efeitos da poluição dos rios e do ar
  • Impactos ambientais do desmatamento
  • Consequências do uso da maconha na adolescência
  • Os desafios da adolescência no mercado de trabalho

Através deste projeto piloto, a Iniciação Científica estará como disciplina curricular do Curso de Assistente Administrativo para as próximas turmas, através do qual a pesquisa poderá estar cada vez mais envolvendo o aprendizado dos alunos no decorrer de cada curso. “Espera-se com esse projeto, que os estudantes possam exercer os primeiros momentos da pesquisa acadêmica e acima de tudo desenvolver habilidades necessárias a um profissional que está em ingresso ao mercado de trabalho como o pensamento crítico, a pesquisa e a construção de ideias”, afirma a Assistente de Projetos Jessica Lapa.

O projeto, idealizado pela Presidente Vânia de Fátima Flores Paiva e a Coordenadora geral do CDCA, Maria Alice de Barros Bemfica, foi bem recebido pela equipe e pelos alunos, sendo possível oportunizar a todos um trabalho de grande importância no que tange ao preparo para a vida acadêmica e desenvolvimento do pensamento crítico. “Viabilizar o trabalho com a iniciação científica no curso de Assistente Administrativo do PROPAC é a realização de um sonho em comum, onde podemos através do incentivo a pesquisa, alcançar mudanças significativas na formação acadêmica, pessoal e social dos nossos jovens com impacto em toda a sociedade”, ressalta a Coordenadora Geral Maria Alice de Barros Bemfica.