Câmara de Varginha homenageia bispo da Diocese da Campanha


A Câmara de Vereadores de Varginha outorga, nesta terça-feira (20) a Comenda do Mérito Eclesiástico Padre Victor ao Bispo da Diocese da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz. A homenagem, proposta pelo presidente do Legislativo, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro, será às 17h, no Plenário da Câmara e é aberta ao público.

Pedro Cunha Cruz é filho do casal Leopoldo Cruz e Juraci Cunha Cruz. Nasceu no dia 16 de junho de 1964, na cidade do Rio de Janeiro.

Sua ordenação presbiteral foi realizada no dia 4 de agosto de 1990, na Catedral de São Sebastião.

Sua formação acadêmica é nas áreas de filosofia, tendo se formado pela Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II e de Teologia, formado no Instituto Superior de Teologia da Arquidiocese do Rio de Janeiro, filiado à PUC.

Mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Santa Croce, em Roma, e em Teologia, pela Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma, Dom Pedro é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, com o título “Religião e Revelação: fenomenologia da experiência religiosa em Romano Guardini”.

Em 1990 foi vigário paroquial da Paróquia Cristo Operário e Santo Cura d'Ars. No ano seguinte foi pároco da Paróquia São Francisco de Assis.

De 1991 a 1993 foi Diretor dos Estudantes no Seminário São José. Até 1998 foi pároco da Paróquia Santa Teresa de Jesus; a partir desse ano foi pároco da paróquia Santa Rita de Cássia, no centro histórico do Rio. Ainda foi professor de Filosofia na PUC-Rio e diretor da Faculdade Eclesiástica de Filosofia João Paulo II, na Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Aos 24 de novembro de 2010 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro.

Recebeu a ordenação episcopal aos 05 de fevereiro de 2011.

Na Arquidiocese do Rio de Janeiro exerceu os seguintes encargos: vigário geral; animador do Vicariato Episcopal Leopoldina e Urbano, Iniciação Cristã e Catequese; Escola de Fé e Política; Liturgia; Música Sacra; Arte Sacra; das Pastorais Sociais; Curso de Doutrina Social da Igreja; da Pastoral Vocacional; Seminário Arquidiocesano; Comissão de Ordem e Ministérios; Professor do Seminário São José e da PUC-Rio.

Em 20 de maio de 2015 foi nomeado pelo Papa Francisco, Bispo Coadjutor da Diocese da Campanha – MG.

Posteriormente em data 25/11/2015, foi nomeado pelo Papa Francisco como novo bispo da Diocese de Campanha, após a renúncia de Dom Diamantino Prata de Carvalho ter sido aceita pelo Papa.

Na Diocese da Campanha, Dom Pedro Cunha Cruz é o 7º Bispo Diocesano.

Pessoa íntegra, cheia de fé e sabedoria, tem muito a oferecer à Diocese de Campanha. Diante do exposto, mostra-nos que Dom Pedro Cunha Cruz - Bispo Diocesano de Campanha/MG é uma pessoa digna e merecedora desta justa homenagem.