IFSULDEMINAS oferta mais de 1.600 vagas para cursos técnicos a Distância

Candidatos podem realizar a pré-matrícula até sexta-feira, 09 de dezembro

O Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS) promove duas chamadas públicas para preencher vagas remanescentes em cursos técnicos a distância. Ao todo, são oferecidas mais de 1.600 vagas em 10 cursos vinculados aos polos de rede localizados em 17 municípios do Sul de Minas.

A chamada pública trata-se de um procedimento para a matrícula, ou seja, após a formação de turma e confirmação da oferta dos cursos, o candidato já está automaticamente matriculado. Nos cursos a distância do IFSULDEMINAS, 80% da carga horária é presencial, o que equivale a encontros mensais, normalmente em fins de semana, no polo de rede para o qual o candidato se inscreveu. Os cursos somente serão ofertados em 2017,  com a confirmação de disponibilidade dos recursos orçamentários por parte do Ministério da Educação. 

Pré-matrícula
Os interessados poderão realizar pré-matrícula até esta sexta-feira, 09 de dezembro. As vagas serão preenchidas pela ordem de chegada dos candidatos que deverão ser realizar a matrícula pessoalmente, ou por procuração simples, com a entrega da ficha de matrícula e toda a documentação exigida nos horários de funcionamento dos polos. (Confira as chamadas no site: http://portal.ifsuldeminas.edu.br)

Poderá realizar a pré-matrícula, qualquer interessado que se enquadre nos requisitos para aceitação em cursos subsequentes, sendo obrigatória a comprovação de conclusão do Ensino Médio ou equivalente. Para aqueles que perderam os períodos de primeira e segunda chamadas também é possível a realização da pré-matrícula.

Cursos
Uma das chamadas têm opções de cursos como: Técnico em Rede de Computadores, em Geoprocessamento, Multimeios Didáticos, Fruticultura, em Secretaria Escolar, Técnico em Agroindústria, entre outros nos diversos polos do IFSULDEMINAS, como de Alfenas, Andradas, Boa Esperança, Cambuí, Campos Gerais, Carmo do Rio Claro, Coqueiral, Campo Belo, Inconfidentes, Machado, São Gonçalo do Sapucaí, Santa Rita de Caldas, São Sebastião do Paraíso, Três Corações, Três Pontas Varginha, Passos e Pouso Alegre.

A outra chamada é específica para o curso Técnico em Segurança do Trabalho. Com 154 vagas, o Campus Machado disponibiliza o curso nos polos das cidades de Alfenas, Cambuí, Campo Belo, Carmo do Rio Claro, Coqueiral, Machado, Santa Rita de Caldas, Santa Rita do Sapucaí, Três Corações e Varginha.

As pré-matrículas para o preenchimento de vagas remanescente são gratuitas e os cursos técnicos são públicos e gratuitos. Os cursos somente terão prosseguimento no ano de 2017, após a confirmação de disponibilidade dos recursos orçamentários vinculados ao PRONATEC, sendo que a abertura de turmas estará condicionada ao preenchimento de 50% das vagas ofertas em cada curso.

Texto: Ascom/Reitoria IFSULDEMINAS
06/12/2016