Prefeito Antônio Silva anuncia novo secretariado para 2017/2020


O Prefeito Antônio Silva e o vice Verdi Lúcio Melo, anunciaram na tarde de sexta-feira, 30 de dezembro, a composição do novo secretariado para os próximos quatro anos de governo que se iniciará no dia 1º de Janeiro. A posse dos novos secretários ocorrerá na segunda-feira, dia 02 de janeiro de 2017, às 9h, na sede do Propoac II, à Rua Londres, bairro Barcelona.


Secretario Municipal de Governo: Carlos Honório Otoni Junior

Graduado em Ciências Econômicas pela Faceca, Honorinho Ottoni é concursado da Prefeitura desde 1993 no cargo de Economista. Ex-diretor dos CAICs I e II, foi responsável pela implantação e coordenação das duas unidades.

Exerceu o mandato de Vereador na Câmara Municipal de Varginha por dois mandatos, de 1997 a 2004, tendo presidido a Casa no ano de 2002, quando criou o programa “Câmara Itinerante”, levando a Câmara quinzenalmente aos bairros da cidade, aproximando a população de seus vereadores, dando maior transparência aos Atos do Legislativo desfazendo a máxima de que Vereador só vai aos bairros em época de eleição, prática esta até hoje adotada pela Câmara através do projeto idêntico denominado “Câmara nos Bairros”.

Foi ainda autor de importantes projetos, a exemplo do que estabeleceu tempo máximo para permanência nas filas dos bancos, mas que infelizmente, por falta de fiscalização, em muitas agências ainda não foi colocado em prática e do que regulamentou o Transporte Escolar na cidade, organizando esta importante prestação de serviço à comunidade.

Sua experiência no Legislativo, sua postura diante de negociações e o bom relacionamento com os Vereadores foram ressaltadas pelo Prefeito Antônio Silva ao escolher seu nome para a Secretaria de Governo para o segundo mandato.

Procurador geral do município: Dr. Evandro Marcelo dos Santos

Natural de Varginha, graduado em direito pela faculdade de direito de varginha – Fadiva, e Doutorando em direito pela faculdade autônoma de direito de são Paulo – Fadisp (2015), mestre em direito pela Universidade Presidente Antônio Carlos – Unipac – de Juiz de Fora, especialista em direito civil e em direito processual civil, com complementação em didática do ensino superior pela Universidade Cândido Mendes do Rio de Janeiro. É presidente do Conselho superior da Faculdade de Três Pontas – Consup, diretor da Faculdade de Três Pontas - Fateps/Grupo Educacional Unis, e professor titular de bacharelado em direito na mesma faculdade. Professor dos cursos de pós-graduação do Grupo Educacional Unis, membro da Câmara de Integração Comunitária da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas – Fepesmig, advogado militante desde o ano de 2003, inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Minas Gerais.

Secretário Municipal de Administração e presidente da fundação hospitalar do município de varginha – Fhomuv: Luiz Fernando Alfredo

Empresário com formação em técnico em contabilidade, foi sub-gerente financeiro da Philips Morris brasileira de cigarro, supervisor regional administrativo da Camig por 12 anos, ocupou o cargo de secretário municipal de administração por 12 anos consecutivos, foi presidente do Fapen por 7 anos, presidente do Hospital Regional por 2 anos. Nos últimos três anos fez parte do conselho diretor do hospital Regional do sul de minas e ocupou, como voluntário, o cargo de presidente da Fundação Hospitalar de Varginha.

Secretario Municipal da Fazenda: Wadson Silva Camargo

Graduado em ciências contábeis e direito pela Faculdade Cenecista de Varginha, possui especialização em “Gestão Pública Municipal” (2014) pela Universidade Federal de São João del-rei, “MBA em auditoria e contabilidade” (2007) pelo grupo prisma de tecnologia educacional e é aluno regular do programa de mestrado em “ciências da linguagem” pela Univas – universidade do vale do Sapucaí.
Natural de Varginha, é professor universitário de diversas disciplinas no Centro universitário do sul de minas e Faculdade Cenecista de Varginha; atuou como consultor contábil na empresa “foco auditoria, consultoria e assessoria pública”. Por três anos e meio anos foi chefe do serviço de contabilidade da câmara municipal de varginha. Possui experiência na área de administração pública com ênfase em contabilidade governamental. Ocupou o cargo de secretário da fazenda na primeira gestão do governo Antônio silva e Verdi.

Secretário Municipal de Saúde, Mário Terra;

Formado em Ciências Contábeis, Administração e Ciências Econômicas pela PUC/Belo Horizonte, é pós-graduado em Gestão Microrregional de Saúde pelos SES/SENAC, Administração Hospitalar e Sistemas de Saúde pela Unifenas e Gerência de Empresas pela Faceca.

Possui vasta experiência na área da Saúde Pública. Foi, por 13 anos, Diretor Geral da Fundação Hospitalar do Munícipio de Varginha – Fhomuv, Hospital Bom Pastor, tendo, nos anos de 2013 a 2016, acumulado o cargo de Diretor do Hospital Regional do Sul de Minas.

Trabalhou por 08 anos como Superintendente da Superintendência Regional de Saúde/Varginha. Por último, foi Diretor administrativo do Hospital Regional do Sul de Minas, por três anos. Possui experiência na área contábil, administrativa e docência, tendo atuado como professor substituto na PUC/BH.

Secretaria Municipal de Educação: Rosana Aparecida Carvalho

Mestre em educação, graduada em Geografia, Estudos Sociais, História e Pedagogia. Possui especialização em Psicopedagogia Institucional e clínica; Metodologia do ensino; Educação Inclusiva; Metodologia do ensino-aprendizagem da geografia no processo educativo; Design Instrucional Virtual; Inspeção Escolar e Gestão da Educação Municipal. Concursada pela prefeitura desde 1990, atuou como professora da educação básica e psicopedagoga da rede municipal e em outras áreas educacionais como: diretora escolar, coordenadora pedagógica, tutora de cursos de formação, professora universitária da graduação e pós-graduação do grupo Unis e outras faculdades da região. Nos últimos quatro anos ocupou o cargo de Secretária Municipal de Educação da administração Antônio Silva e Verdi.

Secretário Municipal de Habitação e Promoção Social: Francisco Graça de Moura

Especialista em desenvolvimento de comunidades, em gestão social sustentável, em políticas públicas sociais inclusivas, além de atuar como consultor em gestão de fundações privadas e fundações comunitárias. Autor de 12 livros sobre temas de suas áreas de atuação profissional é presidente do Conselho de Administração da Fadesc – Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Social e Comunitário, consultor especial da Funcesi – Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira e conselheiro titular do Conselho Universitário (Consuni) da Unifal – Universidade Federal de Alfenas. Fala e escreve fluentemente os idiomas francês, espanhol e catalão. Nos últimos quatro anos ocupou o cargo de diretor superintendente da Fundação Cultural do município de Varginha.

Secretario municipal de obras e serviços urbanos: Luiz Roberto Pinto.

Natural de Varginha, é formado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia de Alfenas. Servidor público aposentado da Prefeitura de Varginha, onde iniciou em 1982 tendo passado pela Secretaria Municipal de Planejamento, onde trabalho na aprovação de projetos, elaboração de projetos arquitetônicos, estrutural, elétrico e hidro sanitário; foi chefe do setor de fiscalização e posturas, membro da equipe de elaboração do Plano Diretor e trabalhou na fiscalização de obras terceirizadas.

Na Secretaria de obras foi chefe do serviço de drenagem, chefe do serviço de pavimentação, chefe de manutenção dos próprios públicos e trabalhou na fiscalização de obras terceirizadas.

Possui curso de chefia e liderança para servidores públicos de qualidade pelo Centro de Treinamento e Valorização da Prefeitura de Varginha e de Modernização Administrativa pela Fundação João Pinheiro pelo Governo do Estado de Minas Gerais.

Secretario Municipal de Agricultura: Marcos Paiva Foresti

Natural de Varginha, casado com Andréa Galvão Nogueira Foresti tem três filhos: Cláudio, Guilherme e Thiago.

Sua família faz parte da história do progresso de Varginha, político e econômico. Seu avô paterno Heitor Foresti foi um dos fundadores do Moinho Sul Mineiro - empresa de renome nacional; o tataravô Matheus Tavares da Silva foi o 1º Presidente da Câmara Municipal de Varginha e 1º Prefeito; o bisavô materno Gabriel Penha de Paiva foi líder político; os tios avôs Aristides Paiva e José Augusto de Paiva foram Prefeitos; o tio José Pinto de Oliveira foi vereador; o primo Hilio Foresti foi vice-prefeito e Ronaldo Glycon de Rezende Paiva foi vereador e Presidente da Câmara. Aos 17 anos ingressou na Universidade Federal de Lavras, onde se formou em Engenheira Agronômica.

Agropecuário por convicção Marquinho Foresti ingressou na política em 1995, filiando-se ao PFL e candidatou-se pela primeira vez em 1996, tendo sido eleito com 648 votos. Foi reeleito para o exercício 2001/2004 com 1.147 votos, obtendo a quarta maior votação. Em 2008, pelo PPS, foi eleito vice-prefeito de Varginha pela coligação Acelerando a Feliz Cidade.

Secretario Municipal de Indústria: Pedro Antônio Lopes Gazola;

Engenheiro eletricista-opção eletrônica formado Inatel- Instituto Nacional de Telecomunicações de Santa Rita do Sapucaí, com especialização em gestão de negócios pelo IBMEC e participação no programa “Liderança e Gestão” pela FDC- Fundação Dom Cabral, foi gerente de relacionamento comercial e serviços da regional da Cemig Varginha e coordenador do Colegiado Sul de Minas no setor de distribuição de energia elétrica abrangendo 132 municípios. Foi responsável pela coordenação na regional de Varginha da estruturação e implantação dos sistemas de gestão da qualidade e ambiental. Foi Gerente da Regional de Distribuição de Energia Elétrica de Alfenas, Três Corações, Guaxupé, engenheiro eletricista nas áreas regionais de distribuição de energia elétrica nas cidades de São João Del Rei, Ponte Nova e Lavras. Foi Secretario Municipal de Indústria e Comércio e de Planejamento Urbano da administração Antônio Silva e Vérdi.

Secretário Municipal de Turismo : Barry Charles

Empresário do ramo de entretenimento, Barry Chales é Varginhense de origem circense, seu nome é uma homenagem a um empresário dos picadeiros. Pai de Charles Barry, Maria Fernanda e Bruna, é um lutador por natureza. Exerceu as profissões de cinegrafista e bancário até ser convidado para assumir o posto de gerente geral do Beto Carrero world, em santa Catarina. Também já trabalhou no ramo das danceterias ambulantes. É proprietário da empresa tendas online. Em 1995, criou a empresa Barry eventos, que promove shows em todo o país, principalmente no sul de minas. Empresário do ramo de entretenimento só sobrevive muito tempo se tiver a confiança do mercado.

Barry entrou na política em 2012 quando candidatou-se a vereador obtendo 794 votos o que lhe deu o direito de permanecer na suplência da sua coligação. Em outubro de 2014 assumiu uma vaga na câmara municipal de varginha. Agora assume a Secretaria de Turismo do município de Varginha

Secretario Municipal de Esporte e Lazer, Henrique Lemes

Natural de Varginha, Henrique Lemes Tavares formou-se em Ciências Contábeis pela Faceca - Faculdade Cenecista de Varginha em 1990. Trabalhou por muito tempo como desenhista mecânico no Departamento de Engenharia e Projetos da Companhia Brasileira de Caldeiras - CBC, no Cesec - Banco do Brasil, Banco Econômico e foi micro empresário do ramo de bicicletas.

Ingressou na vida política em 1996, mas foi em 2000 que se elegeu vereador pelo PTB - Partido Trabalhista Brasileiro, com 738 votos. Em 2004 ocupou o cargo de secretário da mesa diretora durante a presidência do vereador Marcos Paiva Foresti (PFL). Foi um dos três vereadores reeleitos na câmara municipal para a legislatura 2005/2008, com 942 votos, conquista por ele atribuída ao serviço a frente do legislativo, incentivo ao esporte, a luta pelas causas sociais, saúde e pela sua grande atuação em toda cidade e estreita relação com o povo varginhense.

No mandato 2008/2012, Henrique Lemes foi vereador suplente e atuou à frente da secretaria Municipal de Turismo e Comércio como secretario da pasta. Em 2012, novamente disputou a eleição municipal e foi eleito vereador pelo Partido Verde com 1004 votos.

Henrique Lemes é radialista esportivo, desportista, carnavalesco, romeiro, tem participação ativa e importante nas manifestações populares, culturais, artísticas, folclóricas, é conhecido como o amigo do povo e vereador do povão. Nos últimos quatro anos exerceu o mandato de vereador pela câmara municipal de varginha, pelo PV.

Secretário Municipal de Planejamento urbano: José Manoel Magalhães Ferreira;

Mestre em engenharia de produção pela Universidade Federal de Santa Catarina, licenciado em estudos sociais pela Fundação Educacional de Brusque, Santa Catarina, bacharel em Teologia pela PUC do Rio de Janeiro, foi professor nos cursos de pedagogia, jornalismo e letras do Unis e de Economia da Faceca, além do curso de pós-graduação do Unis, onde ministrou a disciplina de princípios e fundamentos da educação, mídia e produção de conhecimento, gestão de unidades de ensino.

Foi pró-reitor de administração do unis, chefe de departamento de fundamentos da educação da fafi/ varginha e responsável pelo setor social do 1º plano diretor da prefeitura de Varginha, no período de 1990 a 1992.

Foi também diretor do instituto Maele, em Congo, diretor da Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras de Varginha, do Colégio Pio XII, da União Brasileira de Educação e Ensino e da unidade de atendimento à crianças e adolescentes de Patos de Minas e Goiânia e da sociedade educacional Patense, de Patos de Minas. Ocupou o cargo de Secretário Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social na primeira gestão Antônio Silva e Vérdi

Secretário Municipal de Meio Ambiente:Joadylson Barra;

Engenheiro agrônomo foi Secretário Municipal do Café e Agricultura entre 2001 e 2007. Na prefeitura de Varginha, trabalhou na instalação da usina de biodiesel e coordenou o projeto café na merenda escolar, dois programas que colocaram o município na imprensa nacional pela inovação. Foi também superintendente da Fundação Cultural quando realizou a obra de revitalização do Museu Municipal. Foi ainda presidente do VEC – Varginha Esporte Clube, que marcou a volta do futebol profissional para a cidade. Foi Secretários Municipal de Meio Ambiente na primeira gestão Antônio Silva e Vérdi.

Diretor Superintendente da Fundação Cultural do Município: Leandro Acayaba

Leandro Acayaba é Advogado, Professor na FADIVA – Faculdade de Direito de Varginha, tem Mestrado, é Membro da AVLAC – Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências.

Foi Vereador, Presidente da Câmara Municipal, Secretário Municipal de Governo e Diretor Comercial da Rádio Vanguarda FM. Como Vereador foi o Autor da Lei Municipal de Incentivo a Cultura e criador do COMIC – Conselho Municipal de Incentivo a Cultura.