Prefeitura de Varginha realiza teste rápido de Aids no Via Café Garden Shopping Será nesta quarta-feira,dia 07


Dia 1º de dezembro comemora-se o Dia Mundial de Luta Contra a Aids e durante todo esse mês a Prefeitura de Varginha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, desenvolve diversas ações para a conscientização sobre a doença. Uma das iniciativas ocorrerá nesta quarta-feira, 7, em parceria com o Via Café Garden Shopping. Testes rápidos de Aids estarão sendo feitos por duas profissionais de saúde, uma enfermeira e uma farmacêutica.

A enfermeira Maria José Tempesta de Freitas explica que cada teste demora, em média, de 20 a 30 minutos. “Se houver uma procura grande, vamos estudar uma nova data para atender as pessoas interessadas”, avisa. Ela afirma que muitas pessoas já estão sabendo desse teste rápido no Shopping e estão telefonando para as Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) para confirmar a realização que será na loja do UAI, das 10h às 15h.

No início desse ano, uma ação semelhante atraiu 40 interessados que fizeram o teste. A expectativa é que na mobilização dessa quarta-feira o número de pessoas seja maior. “É necessária uma conscientização da população para evitar a Aids com os métodos conhecidos; e existe o tratamento que deve ser iniciado o mais precocemente possível”, alerta a enfermeira. As UBS´s também estão mobilizadas as ações de luta contra a Aids.

1º de dezembro
Desde o final dos anos 80, essa data vigora no calendário internacional. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, ao final de 2013, 35 milhões de pessoas conviviam com o vírus do HIV, e diariamente surgem 7.500 novos casos.

A campanha deste ano tem como foco principal jovens gays de 15 a 24 anos das classes C, D e E. A ação busca discutir as questões relacionadas à vulnerabilidade ao HIV/aids, na população prioritária, sob o ponto de vista do estigma e do preconceito. Além disso, a ideia é estimular a reflexão sobre a falsa impressão de que a aids afeta apenas o outro, apesar de todos ser vulneráveis.