CISSUL/SAMU lança Projeto Piloto “SAMUZINHO” ainda nesse semestre


A equipe do NEP – Núcleo de Educação Permanente recebeu na tarde de hoje gestoras da SEDUC – Secretaria de Educação de Varginha/MG para uma reunião sobre o projeto piloto “SAMUZINHO” que terá início nesse semestre na cidade.

O Projeto “SAMUZINHO” foi criado pelo Governo do Distrito Federal em 2007 com intuito de divulgar e conscientizar a população para o atendimento de urgência e emergência, promovendo assim a educação em saúde para crianças do ensino básico e fundamental (público de 7 a 12 anos), com enfoque ao trote, educação no trânsito e informações sobre os serviços em saúde de urgência e emergência prestados pelo SAMU 192.

Conforme dados estatísticos do CISSUL/SAMU da Macrorregião do Sul de Minas Gerais, cerca de 20% das ligações recebidas diariamente se configuram como trote. Promover ações sociais como o projeto “SAMUZINHO” objetiva a conscientização de toda a população sobre o risco de brincadeiras, trotes e o respeito à vida.

O projeto iniciará nas escolas municipais de Varginha em data a ser definida, deverá ser estendido para a rede particular e será desenvolvido em todos os municípios consorciados ao CISSUL, dentro de um cronograma preestabelecido. Para maximizar o projeto e atingir a todos os alunos vamos precisar da parceria das Secretarias Municipais de Educação.

Serão oferecidas 40 vagas por unidade de ensino. Os critérios de escolha ainda serão definidos entre as partes envolvidas, mas já ficou estabelecido que para participar do projeto o aluno deverá: 
• Ter entre 07 e 12 anos;
• Estar matriculado na rede pública;
• Ter média em todas as matérias regulares de ensino;
• Ter assiduidade comprovada;

Participaram da reunião a
Sra. Solange Inácio Ribeiro Conde, Coordenadora de Pesquisa/Projetos/Formação Continuada e Ângela Márcia de Oliveira Botrel, Coordenadora da Educação Infantil da SEDUC - Secretaria Municipal de Educação de Varginha, o Secretário Executivo do CISSUL/SAMU Sr. Jovane Ernesto Constantini, a Coordenadora do NEP Katia Aparecida Ferreira, o Condutor Socorrista Alexander Dias Caldeira e a Assessora de Comunicação Rejane Pimentel Venga que serão os profissionais diretamente envolvidos nesse projeto.

Rejane Venga
Assessora de Comunicação - CISSUL/SAMU 192