Equipe de Passos elogia UPA de Varginha


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Varginha recebeu nesta quarta-feira, 18, mais uma visita técnica. Desta vez, uma equipe do município de Passos (MG) esteve no local. Já na entrada, os seis visitantes ficaram vislumbrados com a estrutura. “Vocês, varginhenses, estão de parabéns; estou encantado com a estrutura e com a organização”, disse Marcelo de Souza Melo, do laboratório da UPA de Passos.

O grupo foi recepcionado pela chefe da Divisão de Urgências e Emergências da UPA, Rosana Morais e pela Coordenadora de Enfermagem, Gilmara Paiva. Enquanto conheciam os departamentos, os visitantes tiravam dúvidas e faziam questionamentos que foram prontamente esclarecidos como a necessidade de um porteiro. Rosana explicou que conta com a parceria da Guarda Civil Municipal que colabora com a segurança e a manutenção da ordem no local.

A secretária-adjunta Vanessa Queiroz, da Secretaria Municipal de Saúde de Passos, explicou que, como o município está iniciando uma nova gestão administrativa, “busca, com essa visita, levantar as experiências exitosas que seguem o Protocolo do Ministério da Saúde, visando também qualificações para a melhoria da captação de recursos”.

Rosana Morais enfatiza que o Ministério da Saúde e a Secretaria de Estado de Saúde orientam funcionários de outras UPA´s que busquem informações e orientações na UPA de Varginha, que é referência. Assim, a Unidade varginhense já recebeu diversas visitas técnicas de municípios da região do Sul de Minas como Três Corações, Campo Belo, Poços de Caldas e Lavras, além de outras localidades do estado como Vespasiano, Patos de Minas, Uberaba e Juiz de Fora, inclusive de outros estados como Mococa (SP). “Todos querem saber como é a rotina de serviço, a estrutura física e de Recursos Humanos e procedimentos operacionais padrão”, revelou.

"Fomos indicados para a comitiva de Passos, pela Secretaria de Estado de Saúde, por sermos referência, tanto na estrutura de gestão quanto na assistência aos pacientes. Os Servidores de Passos ficaram satisfeitos com a nossa acolhida, elogiaram muito a nossa UPA e levaram muitas informações que disseram serem importantes na reestruturação da UPA de Passos. Ficamos orgulhosos pelo reconhecimento ao nosso serviço de Pronto Atendimento”, disse o Secretário de Saúde de Varginha, Mário Terra.

Passos
A UPA de Passos tem três anos de funcionamento. A média mensal é de 500 atendimentos/dia. O município tem aproximadamente 115 mil habitantes.

Varginha
A UPA de Varginha registra cerca de 400 atendimentos/dia que geram média mensal de 12.000 pacientes com investimentos de R$1,4 milhão. Só neste mês de janeiro, mais de 5.500 pessoas já foram atendidas no local. É utilizado o protocolo de Manchester na triagem, são disponibilizados exames laboratoriais de análises clínicas de urgência e emergência, eletrocardiograma, ultrassom e tomografia, desde que compatíveis com o Protocolo específico de urgências/emergências. São 23 leitos que registraram taxa de ocupação de 120% no ano de 2016. Trabalham no local, 195 servidores, incluindo os da limpeza e da recepção, que são serviços terceirizados.

Visitantes de Passos:
Zidiane Vidigal: enfermeira-administrativa
Vanessa Queiroz: secretária-adjunta
Maria Emília Elias: assessora do Deputado Estadual Cássio Soares
Rogério Queiroz: engenheiro
Marcelo de Souza Melo: laboratório Reinaldo Antônio Santos: oficial administrativo