Nova licitação para o transporte público em Varginha


A Prefeitura de Varginha fará uma licitação para a escolha de uma nova empresa de transporte público na cidade. A falta de abrigos nos pontos de ônibus, os atrasos constantes das linhas e a demora nos trajetos são algumas das reclamações dos usuários do serviço na cidade.

O contrato com a Autotrans, empresa responsável pelo serviço, completou 10 anos. A prefeitura até poderia renovar, mas diante de tantas reclamações, resolveu abrir a nova licitação. Uma empresa especializada foi contratada para diagnosticar os problemas e fazer um planejamento para a melhora do serviço.

"Ele realmente analisa todas as linhas, as distâncias, os tempos necessários para percorrer cada uma dessas linhas e obviamente as propostas para racionalizar esses trajetos", disse o prefeito Antônio Silva (PTB), a respeito do sistema utilizado pela empresa.

O edital da licitação está sendo elaborado e deve exigir, por exemplo, a renovação mais frequente da frota, linhas com ligação direta entre bairros e até a responsabilidade pela implantação de abrigos nos pontos. Com a nova licitação, o serviço poderá passar para uma nova empresa ou até permanecer com a Autotrans, se houver adequação às novas exigências.

"O edital já parte de um valor tarifário e obviamente nós vamos ter muito cuidado para que essa tarifa atenda às duas partes, atenda ao usuário, que é o protagonista e atenda também à empresa, para que ela tenha viabilidade econômica. Essa equação a gente não tem como fugir porque é matemática, nós não temos como inviabilizar a empresa através de tarifas e a prefeitura no momento não tem recursos para subsidiar as tarifas, pagando uma parte, para que a tarifa fosse mais barata", disse o prefeito.

Ainda conforme o prefeito, o edital deverá ficar pronto já no próximo mês. O processo de licitação deverá ser concluído ainda neste primeiro semestre.