Reunião com as equipes gestoras marca início do Ano Letivo na Rede Municipal de Ensino de Varginha


Realizado na   sexta-feira, 27,  o encontro com as equipes gestoras marcou a abertura do ano letivo das Escolas e CEMEIs da Rede Municipal de Ensino de Varginha. Participaram as equipes  gestoras das instituições escolares (diretores, vice-diretores, orientadores e supervisores), as coordenadoras pedagógicas da SEDUC,  as inspetoras escolares, a Chefe do Departamento Educacional , Vânia Flores, e a Secretária Municipal de Educação, Rosana Carvalho.

Os gestores foram recebidos com um “Café Musical” e um jogral apresentado pela equipe pedagógica da SEDUC, com a declamação da poesia de João Cabral de Melo Neto “Tecendo a manhã”, que trouxe a reflexão e sensibilização para o tema da união, para a abordagem do requisito fundamental da integração de todas as pessoas no trabalho coletivo e para a exploração dos papéis individuais, num processo de trabalho integrado.

A reunião iniciou-se com a apresentação dos novos profissionais que farão parte do quadro de funcionários que atuarão nas Escolas e CEMEIs da rede.   Também foi apresentada a nova estruturação da equipe de Coordenação da Secretaria de Educação, que atenderá todas as Escolas Municipais (urbanas e rurais) e CEMEIs, durante o próximo mandato da atual administração, comandada pelo prefeito reeleito de Varginha, o Sr. Antônio Silva.

Num segundo momento, as equipes gestoras receberam informações sobre os procedimentos a serem adotados nos estabelecimentos de ensino neste ano letivo. Foram feitas diversas orientações nortear o trabalho administrativo/pedagógico, entre elas, o empenho em criar-se um bom clima de trabalho na escola, promovendo uma boa convivência entre todos e uma relação pautada no profissionalismo, onde o respeito e objetivos comuns serão determinantes para assegurar a qualidade do trabalho realizado nas instituições escolares. Também foram pautadas algumas informações de cunho administrativo, para otimizar e melhorar o andamento dos processos pertinentes a dinâmica diária das escolas.